sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaSXSW 2024: caminho para Brasil inovar passa por favelas, diz Edu Lyra

SXSW 2024: caminho para Brasil inovar passa por favelas, diz Edu Lyra

O que um painel sobre favelas pode ensinar ao SXSW, maior festival de inovação do mundo?

Segundo Edu Lyra, empreeendedor social, fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, o caminho para inovação no Brasil passa pelas favelas.

“A gente tem produzido muita inovação social no Brasil para a superação da pobreza. A gente quer tirar 200 mil pessoas da pobreza no Brasil nos próximos dois anos, e isso se faz isso com inovação”, afirma Lyra no SXSW.

“A gente quis trazer essas inovações para o SXSW. A favela brasileira tem que estar aqui porque a favela brasileira quer um lugar à mesa. Tendo um lugar à mesa, ela não vai se comportar como um adolescente, vai se comportar como protagonista pra liderar, para propor, para construir, para cocriar”, afirma o empreendedor social.

Ele cita algumas inovações criadas pela Gerando Falcões para atender aos moradores de favelas, como a Favela 3D e As Mara, empresa de venda direta que utiliza microcrédito e ferramentas de comunicação como WhatsApp e Facebook. “As pessoas doam roupas, usando tecnologia, eu vou buscar, a gente monta as sacolas, envia para as favelas e as mulheres [beneficiadas] vendem de porta em porta, usando o digital, o whats app o facebook. Então a gente tá usando tecnologia para colocar dinheiro no bolso dessas mulheres”, conta.

“Eu acho que o Brasil tem que respeitar mais as favelas. As favelas é um caminho para o Brasil aumentar o PIB, é um caminho para o Brasil diminuir as desigualdades as favelas e inovar muito mais”, completa.

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda, atrações de diferentes países. A edição deste ano começou no dia 08 e vai até o dia 16 de março.

O Governo do Estado de SP montou, no evento, a Casa SP, local onde ocorreu neste domingo o painel “Gerando Falcões apresenta: Favela Day”.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui