A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis tem sofrido chantagem de uma pessoa que compartilhou fotos nuas dela produzidas por inteligência artificial. A denúncia foi feita por meio das redes sociais.
Assis, de 26 anos, afirmou que as imagens parecem reais, mas que somente o rosto pertence a ela de fato. A prática, que reproduz artificialmente o corpo nu de uma pessoa, é denominada “deep nude”.
“Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de partilhar a minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu a sofrer com esse novo tipo de assédio”, disse a surfista no Instagram.
“Essa pessoa em questão me disse para lhe pagar um total de cinco mil [euros, equivalente a R$ 26 mil], e que eu tinha até hoje para mandar [o dinheiro], mas não mandei. Ele me disse que vão enviar para a minha família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel. Fala-se muito sobre como as coisas evoluíram. Hoje eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas a circular online. E o mais assustador é que está a acontecer com muita gente. Por isso, cuidado”, completou.
Mariana Rocha Assis foi campeã mundial de surfskate em 2017. No ano seguinte, ela foi esfaqueada depois de uma tentativa de estupro em Lisboa, capital portuguesa.