A Supercopa da Itália começa nesta quinta-feira (18), na Arábia Saudita, com um formato inédito história do torneio. Alguém mais atento há de notar que são quatro times na disputa, ao contrário dos tradicionais dois em competições do tipo.
Em geral, supercopas são disputadas entre dois campeões. É o caso da Supercopa do Brasil, que, em fevereiro, colocará o Palmeiras, campeão brasileiro, diante do São Paulo, atual vencedor da Copa do Brasil. Outro exemplo é a Supercopa da Europa.
Em agosto, o Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões, derrotou o Sevilla, campeão da Liga Europa, nos pênaltis para ficar com a taça. Mas é diferente na Itália. A Supercopa da Itália segue o mesmo modelo da Supercopa da Espanha, com os dois melhores da última liga nacional enfrentando os finalistas da copa do país anterior.
Em 2024, portanto, o Napoli (campeão italiano) enfrenta a Fiorentina (vice do mata-mata), enquanto a Lazio (vice-campeã da Serie A) encara a Inter de Milão (campeã da Coppa Italia). Assim, são apenas três jogos para que se descubra o ‘supercampeão’ — as duas semifinais e a grande final.
- Semifinal 2: Lazio (vice-campeã italiana) x Inter de Milão (campeã da Coppa Italia)
Sexta-feira (19), às 16h
Onde ver: Star+