O River Plate, da Argentina, pode garantir nesta terça-feira (7) vaga no Super Mundial de Clubes da Fifa, que terá 32 participantes e será disputado pela primeira vez em 2025, nos Estados Unidos. Os sul-americanos podem ser o 27º time classificado. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os brasileiros já garantidos.
Se vencer o Nacional no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, em jogo que começa às 21h (de Brasília), pela quarta rodada do Grupo H da Copa Libertadores, o River se garante via ranking criado pela Fifa e pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), com base em resultados nas últimas quatro edições da competição.
A América do Sul tem seis vagas no Super Mundial: quatro para os campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, e duas via o ranking. Vencendo nesta terça-feira, o River já asseguraria umas dessas duas posições. Caso seja o campeão ao final da competição, mais uma vaga se abre pelo ranking.
Hoje, abaixo do River estão o Boca Juniors-ARG e o Olimpia-PAR. Ambos não estão somando pontos no ranking porque não estão jogando a edição 2024 da Libertadores, participam da Sul-Americana, que não pontua. O Boca tem pontuação alta, então deve ficar com a segunda vaga pelo ranking.
O Olimpia depende da abertura de uma terceira vaga, que ocorreria caso o título ficasse com Palmeiras ou Flamengo ou Fluminense, já classificados, ou com o River, o melhor ranqueado não brasileiro. E torcer para que o Nacional-URU não vá longe na competição e o ultrapasse.
Já são 26 times classificados e restam seis vagas: três da América do Sul (uma pode ser do River nesta terça), uma da Ásia, uma para a Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central) e uma indicação do país-sede.
Na Ásia, a final da Liga dos Campeões é entre Al Ain, dos Emirados Árabes, e Yokohama Marinos, do Japão. O campeão se classifica. A decisão é em dois jogos, com a finalíssima em 25 de maio. A Concachampions será decidida entre Pachuca-MEX e Columbus Crew-EUA, em 2 de junho, no México. Quem vencer vai ao Mundial.
O indicado do país-sede deve ser o campeão da edição em andamento da MLS (Major League Soccer), a principal liga de futebol dos Estados Unidos. A competição termina apenas em dezembro. O Inter Miami, de Lionel Messi, está na disputa.
A primeira edição será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Estádios e cidades onde ocorrerão os jogos ainda serão anunciados.
Dos 32 participantes, 26 já estão classificados. Entre junho e julho deste ano, a Fifa espera que 28 ou 29 times sejam conhecidos para o sorteio dos grupos. Faltaria a definição do indicado do país-sede e os dois ou três sul-americanos restantes, que serão decididos apenas em novembro de 2024.
A direção da federação internacional projeta uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para o novo Mundial de Clubes. O torneio será quadrienal, com a seguinte distribuição de vagas: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.
Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.
Os 26 times já classificados para o Super Mundial:
América do Sul (6 vagas)
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
Europa (12 vagas)
- Real Madrid – Espanha
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- RB Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
África (4 vagas)
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Mamelodi Sundowns – África do Sul
Ásia (4 vagas)
- Urawa Red Diamonds – Japão
Oceania (1 vaga)