Uma intensa massa de ar frio está prestes a atingir o Sul do Brasil. O fenômeno traz temperaturas negativas e fortes geadas no início da próxima semana. A formação dessa frente fria começará na sexta-feira 28 e avançará pela região ao longo do sábado 29, quando provocará uma queda significativa nas temperaturas.
Segundo o site Meteored, a primeira semana do inverno tem sido bastante movimentada no Sul do Brasil. Nos próximos dias, a região enfrentará a formação de sistemas frontais, um ciclone extratropical e três massas de ar frio. Esses fatores manterão as chuvas intensas e as temperaturas em queda durante a semana.
Para esta terça-feira, 25, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade. São esperadas chuvas volumosas de até 100 mm/dia, ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo. Esse clima pode provocar cortes de energia, danos em plantações, queda de árvores, enchentes e alagamentos.
Há também um aviso para queda de temperatura, com declínio superior a 5ºC, que apresenta riscos à saúde. Nesta terça-feira, em Bagé (RS), as mínimas serão de 4ºC. O mesmo cenário ocorre em São Joaquim (SC), que tem risco de geadas leves.
Fim de semana terá temperaturas negativas
O próximo fim de semana será ainda mais frio na Região Sul. Na noite da sexta-feira, uma nova frente fria começará a avançar pelo Rio Grande do Sul e deve se espalhar por toda a região no sábado. Além das chuvas, o sistema trará uma massa de ar frio muito intensa, que ocasionará quedas bruscas de temperatura.
Leia também:
Na madrugada do domingo 30, temperaturas negativas serão registradas em quase todo o Estado de Santa Catarina, em grande parte do Rio Grande do Sul e no extremo sul do Paraná.
As principais cidades com as menores mínimas:
- Porto Alegre: 3ºC;
- Curitiba: 2ºC;
- Bagé (RS): -1ºC;
- Dom Pedrito (RS): -1ºC;
- Lages (SC): -3ºC;
- São Joaquim (SC): -4ºC; e
- Vacaria (RS): -4ºC.