O primeiro fim de semana de agosto promete temperaturas elevadas e predominância de tempo seco no Sudeste do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região enfrentou temperaturas acima da média e baixa pluviosidade nos últimos meses. O órgão divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 1º.
Em junho, as temperaturas em algumas áreas do Estado de São Paulo ficaram mais de 3ºC acima da média mensal, com precipitações abaixo do esperado. Julho seguiu a mesma tendência, com muitas regiões de São Paulo e Minas Gerais sem chuvas há mais de 15 dias.
O cenário para os próximos dias continua preocupante, pois o padrão de bloqueio atmosférico persiste. Grande parte do interior da região enfrentará mais um fim de semana quente e seco.
Em São Paulo, os termômetros na capital paulista alcançarão 25ºC, nesta sexta-feira, 2. Já neste sábado 3, a cidade deve registrar 27ºC e 29ºC no domingo 4, sem previsão de chuva.
No interior, Assis terá máxima de 32ºC no domingo, e Araçatuba chegará a 33ºC. A elevação da temperatura está relacionada à passagem de uma frente fria no Sul, que intensifica os ventos do centro do Brasil, o que aquece ainda mais as áreas à frente do fenômeno.
Previsão para outros os Estados do Sudeste
No Rio de Janeiro, a situação será semelhante, mas menos intensa. A capital fluminense terá tardes de 26ºC e muito sol. No sul do Estado, Volta Redonda pode atingir 30ºC.
No norte, a presença de um anticiclone no oceano trará maior nebulosidade e umidade, o que resulta em temperaturas mais amenas, cerca de 26ºC, e possível garoa isolada entre sábado à tarde e domingo de madrugada.
O Espírito Santo e o leste de Minas Gerais terão um fim de semana com variação de nebulosidade e chuvas fracas, por causa da alta subtropical do Atlântico Sul. O fenômeno fará os ventos soprarem constantes do oceano para o continente. As máximas no domingo serão de 26ºC, em Vitória, e 25ºC, em Belo Horizonte.
No oeste de Minas Gerais, o tempo será mais ensolarado e quente. Uberlândia e Uberaba devem registrar 30ºC, no domingo. A umidade do ar será baixa, com Uberaba atingindo 26% e Iturama, também no Triângulo Mineiro, chegando a 19%. Condições semelhantes ocorrerão no norte e oeste de São Paulo.