Outubro marca o começo do período de chuvas intensas no Brasil, especialmente no centro do país. As precipitações têm sido constantes desde a segunda semana e trazem consigo eventos intensos, que causaram danos e mortes de norte a sul. Esse padrão deve se manter até o fim do ano, com transição para o verão e temperaturas elevadas.
Na próxima semana, por exemplo, o canal de umidade persiste no centro-norte do Brasil. Há alertas de chuvas intensas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com acumulados semanais que podem ultrapassar 100 mm em determinadas áreas.
Os primeiros dias da semana devem ter chuvas concentradas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o norte do país prevê pouca precipitação. Na segunda-feira 28, o Sudeste terá tempo nublado, com chuvas leves pela manhã em grande parte da região, exceto no oeste de Minas Gerais.
À tarde, instabilidades podem gerar chuvas intensas no centro-norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no oeste de Belo Horizonte. No restante do Sudeste, as chuvas permanecem de baixa intensidade.
A previsão do tempo para o Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a manhã será de tempo firme, com nuvens concentradas no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e centro-sul de Goiás, onde há chances de chuvas fracas e isoladas.
Em 48 horas, os acumulados podem ultrapassar 100 mm em Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, com risco de alagamentos. Na terça-feira 29, as chuvas permanecem no Sudeste e no Centro-Oeste, com menor probabilidade em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
À tarde, o potencial de chuvas intensas aumenta, com alertas de tempestades em Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste de Mato Grosso e centro-sul de Goiás, incluindo todas as capitais da região.
Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso têm aumento no potencial de precipitação. Pela manhã, chuvas de fraca a moderada intensidade são esperadas em Minas Gerais, entre o Triângulo Mineiro e Belo Horizonte, e no Espírito Santo.
Chuvas intensas à vista
A previsão do tempo mostra alta possibilidade de chuviscos na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. À tarde, há alerta de chuvas intensas no oeste e no centro-norte de Minas Gerais, do Triângulo Mineiro e do Espírito Santo, com potencial de pancadas fortes no norte de São Paulo.
Na terça-feira 29, de manhã, o Centro-Oeste terá tempo nublado, com chuvas fracas e isoladas no centro-sul de Goiás, sul de Mato Grosso e nordeste de Mato Grosso do Sul.
À tarde, as chuvas se intensificam, com alertas de tempestades no centro-sul de Goiás e grande parte de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas serão pontuais, mas as capitais permanecem sob alerta.
A partir da quarta-feira 30, as chuvas se concentram no centro-norte do Brasil, sem risco de eventos intensos em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Chuvas fracas persistem
Na quarta-feira e na quinta-feira 31, chuvas moderadas a fortes ocorrem de forma isolada pela manhã no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, centro de Goiás, Amazonas e Pará.
À tarde, há alerta de chuvas intensas e tempestades no oeste e norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, centro-norte do Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia.
Na sexta-feira 1º, o canal de umidade mantém-se com alertas de chuvas intensas e tempestades no Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia.
São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul podem registrar chuvas fracas, sem potencial para eventos intensos, conforme a previsão do tempo elaborada pelo site especializado Meteored.