Anunciado por Arthur Lira (PP-AL) como seu sucessor na presidência da Câmara dos Deputados, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), recebeu o apoio de mais três partidos na noite desta quarta-feira, 30.
O Podemos foi a primeira sigla a anunciar apoio a Hugo Motta, no início da tarde desta quarta-feira. Pela noite, as demais legendas se posicionaram a favor do candidato de Lira.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou apoio ao republicano no início da noite. Ao agradecer, Motta destacou sua trajetória dentro do partido — o qual integrou por dois mandatos como deputado federal.
“Muito daquilo que sou hoje em minha vida pública aprendi aqui, nesta escola”, afirmou. “Este partido tem grandes nomes e uma grande, grande trajetória de serviços prestados ao país. Tive a honra de integrar este partido.”
O Partido Liberal (PL) também fechou apoio à candidatura do republicano nesta quarta-feira, conforme anunciado pelo líder da sigla na Câmara, Altineu Côrtes (RJ). O segundo vice-líder da Casa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), também integrou o anúncio.
“Formalizamos o apoio do PL agora à noite, com uma maioria absoluta do partido apoiando a candidatura de Hugo Motta”, disse Altineu Côrtes. “Vai ser formada uma comissão no partido com alguns deputados, que irão levar algumas pautas importantes para o partido.”
O líder do PL destacou que a comissão vai tratar dessas pautas com o deputado ao longo deste mês, mas que o apoio da sigla está formalizado. “Depois dessas pautas a serem conversadas com Hugo Motta, esperamos ter uma unanimidade dentro do partido.”
Hugo Motta finalizou a noite desta quarta-feira, 30, com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo o líder da bancada da sigla na Câmara, José Guimarães, afirmou que o nome foi aprovado “por aclamação”.