O submarino britânico HMS Trooper afundou em 1943 durante uma missão secreta na Segunda Guerra Mundial. Apesar de expedições terem sido realizadas para localizar a embarcação, os destroços e o paradeiro dos tripulantes nunca foram descobertos, mantendo o mistério vivo por 81 anos.
Foi só no início deste mês que uma expedição formada por “caçadores de naufrágios” encontrou o submarino, dando explicações sobre a causa do naufrágio.
Submarino usado na Segunda Guerra Mundial nunca chegou ao destino
O HMS Trooper, designado N91, desapareceu no início de outubro de 1943. Ele realizava uma missão secreta para desembarcar três agentes da resistência grega na ilha Kalamos, a oeste da Grécia. Em seguida, deveria patrulhar o Mar Egeu, onde tropas alemãs colocaram minas navais (isso, no entanto, só ficou conhecido posteriormente).
O submarino não retornou à base e, no dia 17 de outubro de 1943, foi dado como desaparecido. Todos os 64 tripulantes foram considerados mortos.
Durante os anos, a empresa grega de recuperação submarina Planet Blue realizou 14 expedições para localizar os destroços do HMS Trooper, mas sem sucesso. Até este mês.
Expedição localizou submarino em local diferente
A expedição foi liderada pelo especialista submarino grego Kostas Thoctarides, fundador da Planet Blue. Ele revelou em entrevista ao Live Science que as missões anteriores procuraram a embarcação onde ela teria sido vista em 14 de outubro (de acordo com relatos históricos), poucos dias antes de ser dada como desaparecida, mas os destroços não estavam tão ao leste quanto deveriam.
Na verdade, o submarino estava ao norte da ilha central de Donoussa, no mar Egeu, uma região conhecida como Mar Icário (e famosa por seus ventos fortes, correntes subaquáticas e grandes ondas).
Veja como foi o processo para encontrar os destroços:
- Thoctarides e sua equipe estudaram relatórios de guerra e concluíram que o HMS Trooper pode ter afundado antes do que se pensava;
- Então, eles usaram sonares de bordo para criar um mapa detalhado do fundo do mar usando a reflexão de pulsos sonoros e, depois, explorando a região com um veículo operado remotamente batizado de “Super Achille”;
- Os pesquisadores localizaram o submarino da Segunda Guerra Mundial em 3 de outubro, a 235 metros de profundidade em águas gregas;
- Eles compararam os destroços com as estruturas originais da construção, permitindo identificar a embarcação.
Descoberta da Segunda Guerra Mundial encerra mistério de 81 anos
A equipe ainda pontou que o submarino estava quebrado em três grandes partes: proa, parte central e popa. A suspeita é que a embarcação tenha afundado após atingir uma mina naval alemã. Uma escotilha aberta sugere que o navio estava navegando na superfície quando atingiu a bomba. Isso também significa que o último avistamento relatado do submarino, em 14 de outubro, não era do HMS Trooper.
De acordo com uma declaração do Planet Blue, os destroços são um túmulo da Segunda Guerra Mundial e não foram mexidos. Além disso, podem encerrar o mistério de mais de 80 anos para as famílias dos tripulantes.
O submarino em questão é a oitava embarcação naufragada encontrada pela empresa.