O Supremo Tribunal Federal (STF) usou seu perfil no Twitter/X para fazer uma brincadeira com o Dia de Star Wars, celebrado neste sábado, 4. A publicação foi ao ar às 10 horas, horário em que os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul começavam a causar estragos irreparáveis no Estado.
A brincadeira do STF consistiu na divulgação de um vídeo, que mostra a escultura “A Justiça” — instalada em frente à sede da Corte — segurando um sabre de luz. “Venha para o lado Supremo da força”, diz a mensagem final do vídeo.
Críticas ao STF
Depois de sofrer críticas, o Supremo publicou sua primeira mensagem sobre a tragédia que ocorre no Rio Grande do Sul.
“Presidente do STF suspende prazos de ações que envolvam o Rio Grande do Sul ou a advocacia do Estado”, diz a publicação. “Pedido foi feito pelo @CFOAB em razão da calamidade pública provocada pelas enchentes.”
A tragédia no Rio Grande do Sul
Porto Alegre e sua região metropolitana enfrentam uma situação crítica, em virtude das chuvas intensas que provocaram a elevação do Lago Guaíba. A altura da água superou os 5 metros, na manhã deste sábado. Esse número supera o recorde histórico de 1941: 4,76 metros.
O sistema de proteção contra enchentes da cidade, capaz de suportar até 6 metros, está em estado de alerta. As autoridades locais ordenaram a evacuação urgente de áreas específicas da capital gaúcha, incluindo partes do centro histórico e do bairro Sarandi. Há risco iminente de inundações e rompimento de diques, especialmente o que contém o Rio Gravataí.
Por que chove tanto?
O fenômeno das chuvas intensas é amplificado por um rio atmosférico, que transporta umidade da Amazônia para o sul do país. Isso causa precipitações excessivas, que já resultaram em pelo menos 57 mortes no Rio Grande do Sul, além de centenas de ilhados e milhares de desabrigados.
O Metsul Meteorologia prevê que o corredor de umidade persistirá, de maneira a contribuir para a continuação dos temporais na região.
Diante dessa “situação absurdamente excepcional”, nas palavras do governador Eduardo Leite, medidas emergenciais estão sendo tomadas. Uma das mais recentes, por exemplo, foi a suspensão das operações no Aeroporto Salgado Filho