Nesta segunda-feira, 20, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) realiza uma série de palestras no Supremo Tribunal Federal (STF) que, entre outros assuntos, vai abordar a emergência climática e a liberdade de expressão. A sessão de abertura será fechada. Os painéis na parte da tarde, contudo, poderão ser frequentados pelo público.
Durante a abertura do evento, o embaixador Denis Pinto afirmou que o tema envolvendo o clima é relevante para o país, sobretudo pelo momento em que o Rio Grande do Sul passa.
Entre 20 e 24 de maio, o STF sediará eventos da CIDH. Serão realizadas diferentes atividades, entre as quais o seminário internacional sobre Desafios e Impacto da Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Duas audiências públicas ocorrerão no Tribunal Superior Eleitoral. Há ainda agendas previstas em Manaus.
As sessões reunirão o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a presidente e o vice da CIDH, Nancy Hernández e Rodrigo Mudrovitsch, respectivamente, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.