A startup Alsym Energy, sediada na cidade de Boston, está desenvolvendo uma bateria recarregável não inflamável, livre de cobalto e lítio. Para bancar este projeto, a empresa anunciou uma rodada de financiamento de US$ 78 milhões. As informações são do Electrek.
Liderando de maneira conjunta o financiamento, estão outras empresas que apoiam o projeto da bateria: a Tata Limited, uma subsidiária integral da Tata Sons, e a General Catalyst, uma empresa global de capital de risco.
A Alsym Energy foi fundada em abril de 2015. A bateria pode ser usada para uma variedade de casos de uso de armazenamento estacionário, incluindo redes de serviços públicos, armazenamento doméstico, microrredes, aplicações industriais e muito mais.
“Embora as células Alsym e de íon de lítio possam parecer semelhantes, aproveitamos materiais inerentemente não inflamáveis e não tóxicos, e nosso eletrólito é à base de água. As células Alsym também são inerentemente livres de dendritos e imunes a condições que podem levar à fuga térmica”, diz o site oficial da empresa, explicando o que diferencia sua tecnologia de bateria das demais.
O primeiro produto de armazenamento em bateria da empresa chama-se Alsym Green, que a companhia afirma ser a “única opção de alto desempenho e não inflamável adequada para armazenamento estacionário e em rede em situações onde o risco de incêndio aumenta à medida que o mercúrio aumenta”.
Bateria não inflamável também apresenta boa durabilidade
- A startup diz que suas baterias podem ser usadas para qualquer duração de descarga de 4 a 110 horas
- Elas podem ser recarregadas totalmente em até quatro horas.
- A Alsym Green tem um baixo custo nivelado de armazenamento e a capacidade de suportar uma ampla gama de durações de descarga configuráveis por software.
“As baterias Alysm são ideais para climas temperados e quentes, bem como para infraestrutura e aplicações industriais, incluindo datacenters, siderúrgicas e fábricas de produtos químicos”, comenta o Dr. Kripa Varanasi, cofundador da Alsym Energy e professor de engenharia mecânica no MIT.
Os fundos arrecadados no financiamento serão direcionados pela startup para aumentar sua equipe com sede em Boston e expandir suas linhas de trabalho.
No futuro, os planos da Alsym são desenvolver produtos para aplicações marítimas e veículos elétricos, incluindo veículos de duas ou três rodas e de passageiros.