domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaStarship voa novamente dentro de um mês, segundo Elon Musk

Starship voa novamente dentro de um mês, segundo Elon Musk

Por meio de uma postagem no X (antigo Twitter), o bilionário Elon Musk, proprietário e CEO da SpaceX, revelou que o quarto voo de teste do megafoguete Starship deve acontecer em cerca de um mês.

“O objetivo é que a nave ultrapasse o aquecimento máximo, ou pelo menos mais do que da última vez”, acrescentou o empresário.

Com 120 metros de altura, o Starship é o maior e mais poderoso foguete já construído. Ele consiste em duas partes, ambas projetadas para serem total e rapidamente reutilizáveis: um enorme booster de primeiro estágio denominado Super Heavy e um estágio superior de 50 m de altura chamado Starship, que dá nome ao complexo veicular.

Relembre os três voos do megafoguete Starship

Até o momento, o foguete completo já voou três vezes. Em todas, partindo do local de lançamento Starbase, da SpaceX, localizado no sul do Texas. Esses voos foram realizados em abril de 2023, novembro de 2023 e 14 de março deste ano. A cada nova investida, o veículo gigante tem se saído melhor.

Durante a estreia, os dois estágios não se separaram como planejado, e a espaçonave acionou o modo de autodestruição apenas quatro minutos após a decolagem. 

O voo seguinte obteve sucesso na separação dos estágios, mas a nave perdeu sinal após 8 minutos e 30 segundos, explodindo ao entrar em órbita. Ainda assim, o lançamento entrou para a história da exploração espacial como bem-sucedido.

Starship decolando em seu terceiro voo de teste (Crédito: SpaceX)
Starship decolando em seu terceiro voo de teste. Crédito: SpaceX

Já no terceiro voo, o propulsor Super Heavy conduziu com sucesso sua posição para um mergulho de pouso planejado no Golfo do México, mas se separou cerca de 500 m acima das ondas. A nave atingiu a velocidade orbital e voou por quase 50 minutos, embora tenha sucumbido às violentas forças do aquecimento por atrito ao reentrar na atmosfera da Terra.

SpaceX deve aguardar autorização de lançamento

A SpaceX já realizou testes de fogo estático para a dupla de estágios designada para a missão, acionando brevemente seus motores Raptor enquanto os veículos permaneciam ancorados na plataforma na Starbase. A empresa também recentemente colocou o Super Heavy do voo de número quatro de volta à plataforma para mais testes, conforme revelado no X no sábado (11).

Para que o quarto voo realmente aconteça no prazo estimado por Musk, a SpaceX ainda precisa obter uma licença de lançamento da Administração Federal de Aviação (FAA), que está supervisionando uma investigação sobre o que aconteceu no lançamento mais recente.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui