sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaStarship já está na plataforma de lançamento aguardando o terceiro teste

Starship já está na plataforma de lançamento aguardando o terceiro teste

A SpaceX deu mais um passo nos preparativos para o terceiro lançamento de testes da Starship. A partir de imagens divulgadas pela própria empresa espacial privada é possível ver que os dois estágios do seu foguete já estão na plataforma de lançamento.

Para quem tem pressa:

  • A chegada e a montagem dos dois estágios na plataforma faz parte dos preparativos para o próximo lançamento da Starship;
  • Para que o lançamento ocorra é preciso uma licença, que ainda não sabe quando será obtida, visto que as investigações do segundo voo ainda estão sendo realizadas;
  • A expectativa é que a licença chegue em breve e possibilite um lançamento nas próximas semanas. 

Em um post com três fotos publicados na rede social X no dia 10 de fevereiro, a SpaceX anunciou que o estágio superior Starship e o foguete de lançamento Super Heavy haviam sido transportados para a Starbase, instalação da empresa localizada em Boca Chica, na Costa do Golfo do sul do Texas.

Os estágios já foram montados, totalizando cerca de 120 metros de altura. Esse trabalho faz parte dos preparativos para o próximo lançamento da Starship que deve acontecer nas próximas semanas se a licença da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) for obtida a tempo.

No entanto, não está claro quando a SpaceX irá obter a licença, visto que a FAA continua investigando o que houve no segundo lançamento de teste da Starship, que aconteceu em novembro de 2023. 

Estagio superior da Starship sendo transportado para a platafroma de lançamentos (Crédito: SpaceX)

Testes anteriores da Starship

O segundo voo de testes da Starship foi relativamente bom: o impulsionador Super Heavy atingiu o marco de queima nominal dos seus motores e os estágios tiveram uma separação bem sucedida. No entanto, cerca de oito minutos após o lançamento, o foguete acabou explodindo, encerrando o teste.

No primeiro teste, em abril de 2023, o voo encerrou apenas quatro minutos depois do lançamento. O Super Heavy teve problemas na queima do seu combustível e os dois estágios não conseguiram se separar.

A SpaceX, apesar das falhas, aponta que esses testes tornam o foguete mais confiável. A Starship foi projetada para ser inteiramente reutilizável e conseguir entregar até 150 toneladas de carga útil na órbita baixa da Terra. Além disso, ela também ajudará a humanidade a expandir seus domínios para o restante do Sistema Solar, principalmente possibilitar que o homem chegue a Marte. 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui