A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou no dia 10 de maio, que está conduzindo uma nova revisão ambiental para a SpaceX poder operar com a Starship na Flórida.
Para quem tem pressa:
- A SpaceX pretende realizar o lançamento da Starship a partir da Flórida, até então eles foram todos realizados a partir do Sul do Texas;
- Para os lançamentos ocorrerem a partir da Flórida, é preciso de uma nova avaliação ambiental;
- Em 2019, uma avaliação já havia sido realizada, mas a SpaceX acrescentou novas atividades que não estavam previstas;
- Depois disso, a SpaceX ainda precisará de uma licença de operador de veículos para decolar a Starship a partir da Flórida.
Os três testes realizados com a Starship em abril e novembro de 2023, e o mais recente em março de 2024, aconteceram a partir da Starbase, no sul do Texas, na própria empresa privada. No entanto, segundo a Space.com, a SpaceX quer expandir seus lançamentos para a Flórida, para o Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA.
Os foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy da SpaceX já decolam a partir do LC-39A e uma avaliação ambiental (EA) realizada pela NASA em 2019 havia concluído que as operações da Starship não afetariam o ecossistema da região. No entanto, os planos de lançamento da SpaceX mudaram, e por causa disso a FAA está realizando uma revisão aprofundada.
Mudanças de planos no lançamento da Starship
A avaliação ambiental de 2019 para o lançamento da Starship incluía o desenvolvimento de infraestrutura e cerca de 24 lançamentos por ano. Agora a SpaceX pretende construir uma infraestrutura não prevista anteriormente, lançar um design avançado da Starship e do Super Heavy e expandir seus lançamentos para 44 ao ano.
Além disso, a empresa privada também pretende realizar os pousos do booster reutilizável Super Heavy no KSC, visto que eles não deverão mais acontecer na Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, que fica ao lado.
Depois do resultado da avaliação ambiental, a SpaceX ainda precisará obter uma licença de operador de veículo da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para realizar lançamentos a partir do Centro Espacial Kennedy (KSC).