sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaStarlink bloqueia acesso ao Twitter/X no Brasil

Starlink bloqueia acesso ao Twitter/X no Brasil

Por meio de uma nota enviada nesta quinta-feira, 5, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Starlink bloqueou o acesso ao Twitter/X em sua área de atuação no Brasil.

A empresa, de propriedade de Elon Musk, atua no ramo de internet por satélite. No Brasil conta com 224,4 mil acessos, com a maior operação na Região Norte. O bloqueio foi iniciado a partir das 18h06 da quarta-feira 4.

A Starlink já havia informado que suspenderia o acesso à plataforma. A empresa teve as contas no Brasil bloqueadas pelo ministro Alexandre de Moraes pelo não cumprimento da determinação de suspensão do Twitter/X. De acordo com a provedora, a decisão “impede” a condução de suas transações financeiras no país. 

Na segunda-feira 2, a Starlink apresentou um novo recurso no STF para derrubar a decisão que determinou o bloqueio das contas bancárias da empresa no Brasil.

O ministro Cristiano Zanin rejeitou o primeiro recurso da empresa. Em sua decisão, o ministro argumentou que o mandado de segurança, tipo de processo utilizado pela Starlink, não é apropriado para contestar a decisão de outro ministro da Corte.

O novo recurso busca reverter a decisão monocrática de Alexandre de Moraes, que ordenou o bloqueio das contas para assegurar o pagamento de multas que chegam a R$ 18 milhões. Os valores são decorrentes do descumprimento de ordens de Moraes referentes ao bloqueio de perfis do Twitter/X, também de propriedade de Musk.

Dono da Starlink, Elon Musk publica nova leva de documentos no Alexandre Files

Elon Musk sorrindo
Elon Musk participa da premiação do Breakthrough Prize em Los Angeles, Califórnia, EUA (13/4/2024) | Foto: Reuters/Mario Anzuoni

O empresário e dono do Twitter/X, Elon Musk, divulgou uma nova leva de documentos no perfil Alexandre Files, criado com o propósito de expor ordens enviadas pelo ministro Alexandre de Moraes à plataforma. A publicação foi feita na noite da quarta-feira 4.

Oeste teve acesso ao teor da postagem por meio de um colaborador que reside no exterior. A publicação fala de uma determinação de bloqueio enviada em 9 de março de 2023. De acordo com Musk, Moraes ordenou a censura de perfis de cidadãos comuns, que tinham poucos seguidores e apenas demonstravam, por meio de suas postagens, o apoio à ideologia conservadora.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui