Na famosa entrevista de Kinda Funny com Todd Howard , o diretor criativo da Bethesda também relatou que entende as críticas a Starfield já que o jogo em questão é “uma experiência diferente” em relação ao que a empresa já fez antes, e quem esperava algo mais alinhado com outros RPGs pode ter ficado surpreso ou desapontado.
Quando questionado sobre como a equipe respondeu à resposta mista dos jogadores, Howard disse “esta é uma nova propriedade intelectual e algo novo em geral, então fizemos algumas coisas de forma diferente do que fizemos antes”, explicou ele.
“Obviamente, houve pessoas que gostaram muito do jogotanto em termos de análises quanto de usuários, além de outras que gostaram muito menos.”
Falando também mais especificamente sobre o Metascore, que chegou aos 83, Howard relatou que ainda está muito satisfeito: “É uma ótima posição em termos de resposta crítica, especialmente em um ano em que surgiram muitos jogos excelentes”.
Quanto às críticas, mais especificamente, Howard explicou que “vimos o feedback, vemos muitos jogadores dizendo que teriam gostado de uma experiência mais alinhada com os jogos clássicos da Bethesda, ou com um tipo particular de exploração do mundo, é perfeitamente compreensível que alguém prefira explorar Fallout ou Elder Scrolls, é apenas uma experiência diferente.”
Howard explicou que os conteúdos iniciais são diferentes em Starfield, e o desejo da equipe era encenar um universo de ficção científica feito de uma determinada maneira, o que envolve necessariamente um método de exploração diferente e uma mecânica diferente. “Cada franquia deve ter alguns aspectos únicos”explicou ele na entrevista.
Na mesma ocasião, ele também informou a data de lançamento da expansão Shattered Space e que o kit de criação está a caminho, além de citar dois projetos ainda não anunciados no Fallout. Nesse ínterim, também descobriu-se que a grande atualização de maio trará 60 fps para o Xbox Series.