Investigando os arquivos de Campo estelarum jogador chamado redsaltyborger descobriu que o jogo inicialmente deveria ser muito mais complexo e pesado do que é. Em particular, muitas de suas mecânicas de viagem espacial teriam sido cortadas antes do lançamento, provavelmente para não tornar a experiência muito difícil para os jogadores.
Para esclarecer como as viagens em Starfield deveriam ter funcionado foi a descoberta de um mapa dos sistemas estelares, posteriormente removido do jogo, que mostra claramente como as barreiras para viajar entre sistemas foram previstas. Em particular, há referências ao consumo de combustível e aos perigos a enfrentar.
O mapa aponta para o Leviatã IV, descrevendo-o como um sistema rico em minerais que os piratas usam para esconder os seus bens. Diz-se também que o Leviatã IV é particularmente perigoso devido à radiação solar e aos micrometeoritos, duas ameaças que poderiam ter afetado as viagens no sistema. Na realidade, a barra de combustível também permaneceu na versão final de Starfield, mas tem uma função completamente diferente, muito mais suave, por assim dizer, e o jogador não é obrigado a agir diretamente para reabastecer a sua nave.
Claro que é normal que algumas mecânicas sejam cortadas durante o desenvolvimento e que os sistemas de jogo sejam modificados quando necessário, principalmente quando são submetidos a testes diretos com os jogadores, por isso não é surpreendente saber que o mesmo poderia ter acontecido com Starfield. também, ao longo de seus sete anos de intenso trabalho. Provavelmente a presença de mais perigos teria tornado as viagens espaciais mais interessantes, mas teria desacelerado excessivamente o jogo, que atingiu dimensões enormes em termos de sistemas e planetas que podem ser visitados.
De resto, lembramos que Starfield está disponível para PC e Xbox Series X|S, é um dos jogos de maior bilheteria no Steam em 2023.
Fonte