A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) publicou, na última quarta-feira (16), a Portaria nº 268/2024, que estabelece novas diretrizes voltadas ao bem-estar e à saúde integral dos profissionais das Forças de Segurança do estado, incluindo policiais civis, militares e bombeiros.
O Projeto Cuidar para Proteger tem como objetivo assegurar que os profissionais realizem avaliações biopsicossociais e consultas especializadas, promovendo a saúde física e mental da corporação. A medida ressalta a necessidade de autocuidado e a importância de inserir os profissionais de segurança em programas voltados para o bem-estar.
“Nosso compromisso vai além de proteger a sociedade. Cuidar da saúde e do bem-estar dos nossos profissionais de segurança é fundamental para garantir que eles possam desempenhar suas funções com excelência. Por meio desse programa, queremos assegurar que cada agente tenha o suporte necessário para se manter saudável física e mentalmente. Assim, protegemos não apenas nossos profissionais, mas toda a população”, comentou o secretário de Segurança, Chico Lucas.
Conforme o documento, todos os integrantes das forças de segurança do estado devem participar das avaliações e consultas, em prazo a ser definido pela SSP-PI. O cronograma e os detalhes sobre as avaliações serão amplamente divulgados nos canais oficiais da secretaria. A portaria entra em vigor a partir da sua publicação, sendo de cumprimento obrigatório por parte dos servidores da segurança pública estadual.