sábado, fevereiro 22, 2025
InícioEntretenimentoSpotify amplia uso de IA para narração de audiobooks

Spotify amplia uso de IA para narração de audiobooks

Streaming já aceita obras gravadas com voz artificial por meio da plataforma de distribuição da própria empresa, a Findaway Voices

Streaming fecha parceria software de IA para audiolivros (Imagem: Avid Photographer/iStock)

Compartilhe esta matéria

O Spotify vai ampliar o uso de inteligência artificial (IA) em audiobooks (ou audiolivros) do streaming. A empresa acaba de fechar uma parceria com a ElevenLabs, uma empresa de software de IA que fornece tecnologia de narração de voz.

“Estamos comprometidos em fornecer aos autores ferramentas que os ajudem a alcançar esses ouvintes e diminuir a barreira de entrada para que mais autores do que nunca possam ter seus livros ouvidos”, diz o comunicado.

Embora com restrições, o Spotify já aceita audiolivros gravados com voz artificial por meio da plataforma de distribuição da própria empresa, a Findaway Voices. Os materiais, no entanto, são narrados digitalmente por “parceiros específicos” e passam por uma revisão antes de serem publicados.

Ouvintes são avisados sobre geração de voz por IA em audiobooks (Imagem: Spotify/Reprodução)

Agora, os autores ganharam mais uma opção com a nova parceria, que permite narrações em 29 idiomas, com controle sobre a voz e a entonação. É uma “maneira econômica de criar audiobooks de alta qualidade”, segundo o Spotify.

A versão gratuita do software da ElevenLabs fornece apenas 10 minutos de texto para voz por mês. Mas é possível expandir isso com uma assinatura Pro mensal de US$ 99 para gerar 500 minutos de narração (duração de um audiobook médio).

Como usar a nova ferramenta?

  • Depois de criar seu audiobook narrado por voz digital no ElevenLabs, os autores simplesmente baixam o pacote de arquivos e carregam no Findaway Voices do Spotify;
  • Após uma análise padrão, o livro será disponibilizado no Spotify, bem como em outros varejistas que aceitam títulos narrados por voz digital da Findaway Voices;
  • Para os ouvintes, todos os títulos narrados digitalmente serão claramente marcados nos metadados no Spotify e em outros varejistas onde a Findaway Voices distribui;
  • A descrição do livro será precedida pela primeira frase dizendo: “Este audiolivro é narrado por uma voz digital”.
Plataforma da empresa revisa audiobooks criados com voz artificial (Imagem: Sensay/iStock)

Desde 2023, o Spotify também aceita obras narradas por voz digital criada com o Google Play Books. “Esse desenvolvimento é um ganha-ganha, permitindo que mais autores compartilhem suas histórias e os ouvintes apreciem mais audiolivros”, disse o streaming à época.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.


Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui