O Sport anunciou, nesta terça-feira (4), a contratação do técnico argentino Mariano Soso. O treinador de 42 anos, vice-campeão da última edição do torneio Clausura no Campeonato Peruano pela equipe do Melgar, assinou contrato de um ano com o Leão pernambucano.
Em 2024, o Sport disputará a Série B pelo segundo ano consecutivo.
Na última temporada, no Melgar, Soso comandou a equipe em 38 partidas, com 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas. O técnico chega ao Recife nesta quinta-feira (7).
𝐄𝐋 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐄. 🇦🇷📋
Seja muito bem-vindo, Mariano Soso. Que você possa sentir o fervor da nossa terra, a paixão do nosso povo e a imponência do Sport Club do Recife! pic.twitter.com/bXZ8G0iHPM
— Sport Club do Recife (@sportrecife) December 5, 2023
Além do Melgar, Soso também já dirigiu, no Peru, o Sporting Cristal (campeão da Liga Peruana, em 2016) e o Real Garcilaso. No seu país de origem, treinou Gimnasia, San Lorenzo e Defensa y Justicia.
Rodado, também trabalhou no Chile, no CD O’Higgins, além de ter passado pelo Emelec, do Equador, em 2018, quando também foi vice-campeão nacional.
Mariano Soso tinha contrato com o Melgar até o fim de 2024, inclusive participando da montagem do novo elenco, porém, o clube peruano anunciou a saída do treinador, por acordo, no último dia 22 de novembro. No Peru, especulava-se um possível acerto do técnico com o Alianza Lima, o que não se concretizou.
Com a confirmação do técnico argentino, o Sport volta a ter um treinador estrangeiro, o seu 12º na história. O último havia sido o paraguaio Gustavo Florentín, demitido em março de 2022.
Antes, outros três técnicos argentinos trabalharam na Ilha do Retiro: Valentín Navamuel (1938), Dante Bianchi (1956) e Filpo Núñez (1983). O com passagem mais vitoriosa foi Bianchi, à frente do Sport por três temporadas (até 1959). Ele conquistou dois Estaduais.