O diretor Steven Spielberg anunciou um novo projeto que coleta testemunhas dos sobreviventes aos ataques do grupo terrorista Hamas contra Israel, em 7 de outubro. Mais de 130 depoimentos em vídeo se somam à coleção do Holocausto na Fundação USC Shoah.
Spielberg disse que os ataques terroristas o deixaram abalado. “Nunca imaginei que veria uma barbárie tão indescritível contra os judeus durante a minha vida”, disse.
A fundação detém a maior coleção de vídeos do mundo de sobreviventes do Holocausto e depoimentos de testemunhas. Além do episódio nazista, a instituição documenta materiais sobre o anti-semitismo contemporâneo por meio da iniciativa Combate ao Anti-semitismo Pela Coleção de Testemunhos (Catt).
Novo documentário de Spielberg
Os depoimentos colhidos do 7 de outubro farão parte do Catt, que Spielberg caracteriza como uma forma de “combater o perigoso aumento do antissemitismo e do ódio”.
Spielberg, que é judeu, fala abertamente contra o antissemitismo, inclusive em seus filmes, como no clássico A Lista de Schindler e, mais recentemente, em Os Fabelmans, sua cinebiografia.