quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaSpaceX; veja retorno da Crew-8 à Terra após 7 meses no Espaço

SpaceX; veja retorno da Crew-8 à Terra após 7 meses no Espaço

A missão Crew-8, da SpaceX, deixou, há pouco, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) rumo à Terra após sete meses no Espaço. A espaçonave chegará ao nosso planeta até sexta-feira (25).

Entre os tripulantes, estão cientistas e cosmonauta das Roscosmos (Imagem: Reprodução/NASA)

Detalhes da missão Crew-8 da SpaceX

  • A bordo da nave, estão os cientistas Matt Dominick, Mike Barratt e Jeanette Epps, além do cosmonauta Alexander Grebenkin, da Roscosmos, a agência espacial russa;
  • A Crew-8 saiu da Terra em 4 de março deste ano como a oitava missão comercial conjunta entre NASA e SpaceX para a ISS;
  • Ela visava continuar pesquisas científicas sobre a exploração humana além de nossa órbita baixa, procurando entender questões sobre saúde e biologia;
  • Vale ressaltar que essa missão não se relaciona com a Crew-9, que trará de volta os astronautas presos na ISS e que deixaram a Terra a bordo da cápsula da Starliner, da Boeing, no início de 2025.

Abaixo, você vê o momento no qual a Crew-8 deixa a ISS rumo à Terra em transmissão realizada pela NASA no X e em outras plataformas.

A espaçonave, chamada Endeavour, deveria ter deixado a Estação há mais de duas semanas, mas o mau tempo causado pela passagem do furacão Milton pela Flórida (EUA) fez com que NASA e SpaceX adiassem a missão.

O desacoplamento da ISS ocorreu às 18h05 (horário de Brasília), enquanto ISS e Endeavour viajavam a uma velocidade de 418 quilômetros acima do Oceano Pacífico, explica o Space.com.

Seu pouso, como dissemos, deverá acontecer na sexta-feira (25), na costa da Flórida (EUA), por volta das 4h30 (horário de Brasília). A princípio, a transmissão do pouso será realizada pela NASA no NASA+. A seguir, a agência espacial estadunidense realizará uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre a missão.

Desacoplamento da Cre-8
Missão foi adiada em duas semanas por conta da passagem do furacão Milton pela Flórida (Imagem: Reprodução/NASA)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui