Nesta quarta-feira (6), a SpaceX anunciou a data do novo lançamento de seu foguete Starship, que voará, em caráter de teste, pela sexta vez. A espaçonave deixará a Starbase da empresa espacial de Elon Musk, no sul do Texas (EUA), em 18 de novembro, uma segunda-feira.
Em nota, a companhia informou que o evento será transmitido ao vivo, começando às 19h (horário de Brasília). O lançamento deverá acontecer às 19h30.
Novo voo de teste do SpaceX Starship
- O Starship tem 122 metros e é o maior e mais poderoso foguete já construído pela humanidade;
- Feito de aço inoxidável, ele possui dois elementos reutilizáveis: seu enorme propulsor, chamado Super Heavy, e um estágio superior, de 50 metros de altura, chamado de Starship, ou apenas Ship;
- Ambos são impulsionados pelo motor Raptor de última geração da SpaceX, sendo, ao todo, 33 para o Super Heavy e seis para o Ship;
- Até agora, o Starship 100% montado voou em cinco oportunidades, entre abril e novembro de 2023, além de março, junho e outubro deste ano;
- A cada voo, ele obteve melhor desempenho, sendo que o mais recente, em 13 de outubro, contou com momento histórico: o Super Heavy conseguiu voltar, em pouso controlado, para sua base de lançamento;
- No sexto lançamento, caso tudo saia como a SpaceX planeja, a situação se repetirá.
Na nota desta quarta-feira, (6), a SpaceX informou os objetivos definidos para o novo teste. “O próximo teste de voo da Starship visa expandir o envelope de capacidades da nave e do propulsor e chegar mais perto de colocar a reutilização de todo o sistema on-line”.
E concluiu: “Os objetivos incluem o propulsor retornar novamente ao local de lançamento para captura, reacender um motor Raptor da nave enquanto estiver no Espaço e testar conjunto de experimentos de escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico.”
A companhia informou, ainda, que a nave espacial Flight 6 possui melhorias em relação às suas antecessoras:
“Atualizações de hardware para este voo adicionam redundância adicional aos sistemas de propulsão do propulsor, aumentam a resistência estrutural em áreas-chave e encurtam o cronograma para descarregar propulsores do propulsor após uma captura bem-sucedida. Os projetistas da missão também atualizaram os controles de software e os critérios de compromisso para o lançamento e retorno do propulsor”, afirmou.
A ideia da empresa de Musk é, em dado momento, pousar o Super Heavy e o Ship diretamente na montagem de lançamento, visando acelerar o processo de inspeção, reforma e revoo.
Ela entende que a combinação de potência e eficiência do Starship pode revolucionar os voos espaciais humanos, permitindo que colonizemos Marte e alcancemos vários feitos notáveis relacionados à exploração do Espaço.