Lançada na noite de segunda-feira (31) pela SpaceX, a missão Fram2 pousou no Oceano Pacífico, na costa de Oceanside, Califórnia, nesta sexta-feira (4), completando com sucesso a primeira viagem humana à órbita polar.
A chegada ocorreu às 13h20 (pelo horário de Brasília), de acordo com o previsto, com transmissão no X da SpaceX. A tripulação contou com Chun Wang, residente em Malta e cofundador da F2Pool, uma empresa de mineração de Bitcoin, a cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, a pesquisadora em robótica Rabea Rogge e o aventureiro australiano Eric Philips.
Splashdown of Dragon and the @framonauts confirmed – welcome back to Earth @satofishi, @astro_jannicke, @rprogge, and @Icetrek! pic.twitter.com/nkWzqenf9Q
— SpaceX (@SpaceX) April 4, 2025
Após a decolagem, o foguete Falcon 9 seguiu uma rota incomum, voando para o sul. A trajetória incluiu sobrevoar Cuba e o Panamá antes de colocar a espaçonave na órbita polar – que nunca havia sido explorada por uma missão tripulada.
Ao longo da semana, os quatro astronautas conduziram 22 experimentos, com a maioria focada na saúde da tripulação. Embora os testes não exijam uma órbita polar, a escolha do trajeto pode ter sido escolhida para destacar a originalidade da viagem.
Segundo um comunicado da SpaceX, os tripulantes a bordo da cápsula Crew Dragon Resilience fizeram o primeiro raio-x no espaço, realizaram estudos de exercícios para manter a massa muscular e esquelética e cultivaram cogumelos em microgravidade. Além disso, depois de retornar com segurança à Terra, eles deixaram a espaçonave Dragon sem assistência médica e operacional adicional, ajudando os pesquisadores a caracterizar a capacidade dos astronautas de realizar tarefas funcionais sem assistência após curtos e longos períodos no espaço.
Watch Dragon and the @framonauts return to Earth after orbiting the Earth’s poles for almost four days → https://t.co/ERTGAPJwke
— SpaceX (@SpaceX) April 4, 2025

A tripulação seguiu de helicóptero para a costa, onde passará por testes de balanceamento e coordenação. Pouco depois, os astronautas serão submetidos a exames de imagens cerebrais usando uma máquina portátil de ressonância magnética. Na sequência, eles passarão mais dois dias dedicados à sua pesquisa em órbita usando um scanner ósseo de alta resolução no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston.
Sobre os membros da missão SpaceX Fram2
Todos os tripulantes, incluindo o idealizador e comandante Wang, estavam voando pela primeira vez ao espaço. Mikkelsen, que é vizinha de Wang em Svalbard, arquipélago da Noruega, planeja fazer um filme sobre a missão. De acordo com o site oficial da cineasta, ela tem experiência com produções cinematográficas em ambientes extremos.
Rogge, por sua vez, é doutoranda em navegação e controle de veículos automatizados em condições adversas, de acordo com uma página no site da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Além disso, é a primeira mulher alemã a chegar à órbita.
Já Philips é guia profissional e já participou de cerca de 30 expedições às regiões polares desde 1992 – saiba mais sobre ele aqui.
O grupo começou a treinar para a missão Fram2 em 2024, com atividades em ambientes extremos no Alasca e na sede da SpaceX, na Califórnia.