A SpaceX vai lançar uma missão voltada à segurança nacional dos Estados Unidos nesta quarta-feira (14), às 19h30 (pelo horário de Brasília). O foguete Falcon 9 está programado para decolar na missão USSF-124, para a Força Espacial dos EUA, a partir da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.
Para quem tem pressa:
- A SpaceX está preparada para lançar uma missão voltada à segurança nacional para a Força Espacial dos EUA, denominada USSF-124, nesta quarta-feira (14);
- O lançamento do foguete Falcon 9 está programado para ocorrer em Cabo Canaveral, Flórida, às 19h30 (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pela empresa em sua página no X (antigo Twitter);
- No entanto, detalhes sobre a missão USSF-124 são escassos. Isso porque a SpaceX e a Força Espacial mantiveram a maior parte das informações sob sigilo. O objetivo da missão é levar cargas úteis à órbita terrestre baixa;
- O lançamento vai ocorrer num período de intensa atividade espacial. Também estão na agenda o lançamento de 22 satélites Starlink e de uma missão privada de pouso na Lua pela SpaceX, além do envio do cargueiro robótico Progress 87 para a Estação Espacial Internacional pela Rússia.
A SpaceX transmitirá o lançamento ao vivo por meio da sua página no X (antigo Twitter). A live vai começar cerca de 15 minutos antes da decolagem – e pode ser interrompida relativamente cedo, como costuma ocorrer durante missões deste tipo.
Nova missão da SpaceX
Se tudo ocorrer conforme o planejado, o primeiro estágio do Falcon 9 retornará à Terra para um pouso vertical em Cabo Canaveral, cerca de oito minutos após a decolagem. Será o sétimo lançamento e pouso deste impulsionador, de acordo com a descrição da missão da SpaceX.
A Força Espacial não revelou muitas informações sobre a USSF-124. A descrição da missão da SpaceX é igualmente reservada, com poucos detalhes além do fato de que o destino é a órbita terrestre baixa. De acordo com o site Next Spaceflight, dois satélites serão lançados na USSF-124: um da L3Harris e outro da Northrop Grumman.
A USSF-124 poderia fazer parte de um período muito movimentado na exploração espacial. Por exemplo, a SpaceX planeja lançar 22 de seus satélites de internet Starlink para a órbita da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (14).
Já a Rússia deve enviar o cargueiro robótico Progress 87 para a Estação Espacial Internacional do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, em cima de um foguete Soyuz, às 00h25 (horário de Brasília) desta quinta-feira (15). E a SpaceX planeja lançar a IM-1, missão privada de pouso na Lua, duas horas e meia depois, a partir da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.