A SpaceX está pronta para lançar mais um lote de satélites espiões dos EUA nesta madrugada de sexta-feira (28) para sábado (29). Um foguete Falcon 9, transportando cargas úteis para o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO, na sigla em inglês), está programado para decolar da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, durante uma janela de duas horas que se abre às 00h14 (horário de Brasília).
A SpaceX transmitirá o lançamento ao vivo em sua conta no X (antigo Twitter), começando cerca de 10 minutos antes da decolagem. No entanto, a empresa pode encerrar a transmissão relativamente cedo a pedido do NRO, que constrói e opera a frota de satélites espiões dos Estados Unidos.
Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro estágio do Falcon 9 retornará à Terra cerca de 8 minutos após a decolagem, pousando na plataforma autônoma “Of Course I Still Love You”, que estará estacionada no Oceano Pacífico. Este será o oitavo lançamento e pouso para este booster específico, de acordo com a descrição da missão da SpaceX.
A missão de hoje à noite, que o NRO chama de NROL-186, será a segunda dedicada à construção da nova “arquitetura proliferada” da agência. Esta rede consistirá em “numerosos satélites menores projetados para capacidade e resiliência”, como escreveu o NRO em uma descrição da missão NROL-186. Esta é uma mudança em relação à estratégia tradicional de satélites espiões dos EUA, que depende de grandes espaçonaves altamente capazes que são caras e demoradas para desenvolver e construir.
Os detalhes específicos sobre as funções ou capacidades dos satélites NROL-186 permanecem não divulgados, já que o NRO divulga poucas informações sobre suas espaçonaves e atividades. A SpaceX também lançou o primeiro lote da “arquitetura proliferada” na missão NROL-146, que decolou no topo de um Falcon 9 de Vandenberg em 22 de maio deste ano.
O lançamento desta noite será a 66ª missão do Falcon 9 no ano. Quarenta e sete dos 65 lançamentos do foguete em 2024 foram dedicados à construção da megaconstelação de banda larga Starlink da SpaceX em órbita baixa da Terra.
Detalhes do lançamento
- Data e hora: o lançamento está programado para 29 de junho, com uma janela de duas horas abrindo às 00h14 (horário de Brasília).
- Localização: Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia.
- Foguete: Falcon 9.
- Transmissão ao vivo: a SpaceX transmitirá o lançamento em sua conta no X, começando cerca de 10 minutos antes da decolagem. A transmissão pode terminar cedo a pedido do NRO.