A SpaceX lança, nesta segunda-feira (11), o avião espacial supersecreto X-37B, da Nasa. Essa será a primeira vez que ele entrará em órbita no topo de um foguete propulsor Falcon Heavy, da empresa norte-americana.
O lançamento, que ocorrerá Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, está marcado para 20h14 no horário leste dos Estados Unidos (22h14 no horário de Brasília) e será transmitido no X.
A plataforma também tem como dono o bilionário Elon Musk e anteriormente usava Twitter como nome.
Você pode assistir o lançamento nesse link, a partir das 21h56 do horário de Brasília. A transmissão começará 20 minutos antes do horário agendado para a decolagem, que deve ocorrer em uma janela de até 10 minutos.
Conforme informou a Força Espacial dos Estados Unidos, a sétima missão do X-37B “expandirá o conhecimento sobre o ambiente espacial, experimentando futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial. Esses testes são essenciais para garantir operações seguras, estáveis e protegidas no espaço para todos os usuários do domínio”.
Como de praxe, não foram revelados detalhes estratégicos sobre seus objetivos específicos, atividades ou a natureza da sua órbita na Terra. Não se sabe quanto tempo ele ficará no espaço, nem em que local ou a que altitude ele irá orbitar.
O foguete Falcon Heavy é consideravelmente mais potente do que o Falcon 9, também da SpaceX, usado na última vez em que o X-37B entrou em órbita.
“Esses testes incluem a operação do avião espacial reutilizável em novos regimes orbitais, a experimentação de futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial e a investigação dos efeitos da radiação nos materiais fornecidos pela Nasa”, diz a Força Espacial.
SpaceX lançou foguete mais poderoso do mundo com falha