A SpaceX confirmou esta semana que conseguiu enviar e receber as primeiras mensagens de texto enviadas usando satélites Starlink em parceria com a operadora T-Mobile.
Revelado pela primeira vez em agosto de 2022, o projeto da empresa é fornecer conectividade de internet via satélite para celulares, mesmo em áreas isoladas do planeta.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
O que você precisa saber
- A T-Mobile foi a primeira empresa a abraçar a ideia. A empresa confirmou que irá lançar um serviço de mensagens de texto via satélite ainda este ano, com planos de voz e dados previstos para 2025.
- A SpaceX também firmou parcerias com outras operadoras como a Rogers no Canadá, Optus da Austrália e a KDDI no Japão.
- As mensagens foram enviadas por meio de satélites com capacidade D2D (ou direto ao dispositivo em português) lançados há pouco mais de uma semana.
- O esquema requer versões especiais e maiores dos satélites Starlink. A companhia lançou os primeiros seis deles em 2 de janeiro, completando os primeiros testes sem problemas.
“Menos de 6 dias após o lançamento, enviamos e recebemos nossas primeiras mensagens de texto para telefones celulares não modificados em terra usando o espectro da rede TMobile, indicando que o sistema funciona”, escreveu a SpaceX em um post no blog.
A empresa usa a tecnologia 4G (ou LTE) e não o 5G (pelo menos por enquanto). O funcionamento é um pouco mais complexo que as torres de telefonia comuns, visto que os satélites se movem a dezenas de milhares de quilômetros por hora em relação à Terra e, ainda assim, os dados devem ser transmitidos sem problemas, contornando atrasos e a potência de transmissão relativamente baixa dos smartphones.
Quando o plano foi anunciado, o CEO da T-Mobile, Mike Sievert, disse que a tecnologia coloca “uma torre de celular no céu”. O executivo acrescentou que um dia o conceito pode eliminas as “zonas mortas” (sem cobertura de sinal e internet móvel), permitindo que mais pessoas se mantenham conectadas até no meio do oceano.
As duas empresas não são as primeiras a testar o mesmo sistema. A AT&T também conduziu com sucesso a primeira chamada de áudio bidirecional via satélite em sua rede em abril passado.