A SpaceX lançou, na manhã desta terça-feira, 10, sua segunda missão comercial ao espaço composta exclusivamente por civis, sem a presença de “astronautas profissionais”.
A missão, a bordo do foguete Falcon 9, inclui dois homens e duas mulheres e faz parte do programa Polaris Dawn, que se destaca por planejar a primeira caminhada espacial privada e pretende alcançar a maior distância da Terra desde as missões Apollo, que levaram o homem à Lua.
Jared “Rook” Isaacman, que liderou a missão Inspiration4 em 2021, comanda a Polaris Dawn. A equipe também conta com Scott “Kidd” Poteet, piloto da missão e amigo próximo de Isaacman, com quem compartilha uma longa parceria nos negócios. Completam o time Sarah Gillis e Anna Menon, engenheiras da SpaceX, que atuarão como especialistas da missão e oficial médica, respectivamente.
“Depois de mais de dois anos de treinamento, estamos animados para embarcar nesta missão”, declarou Isaacman.
A cápsula Resilience passou por modificações para permitir que astronautas comerciais realizem a primeira caminhada espacial. Quando a nave alcançar a altitude planejada de 700 km, a tripulação vestirá os novos trajes espaciais desenvolvidos pela SpaceX e a cabine será despressurizada.
Objetivos da missão ao espaço
Os principais objetivos da equipe incluem alcançar a órbita mais alta para uma missão tripulada, com um apogeu de 1,4 mil km, excluindo as missões Apollo.
Além disso, realizarão pesquisas médicas para avaliar os efeitos da altitude extrema no corpo humano, testarão uma conexão de internet por laser no espaço e executarão uma caminhada espacial privada com a cápsula Dragon completamente despressurizada.
Isaacman e Gillis sairão pela escotilha superior da cápsula para realizar a caminhada, permanecendo presos a cabos de segurança. Enquanto isso, Poteet e Menon ficarão dentro da nave. Cada teste externo deve durar de 15 a 20 minutos, com um astronauta atuando por vez.
Os trajes espaciais desenvolvidos para essa missão são uma versão aprimorada do modelo de Atividade Intraveicular. As novas vestimentas para uso externo proporcionam mais flexibilidade, incluem um visor, câmeras avançadas no capacete e novos tecidos para melhor controle térmico.
SpaceX e estudos científicos
A missão também incluirá diversos estudos científicos. Os astronautas utilizarão ultrassom para identificar e medir êmbolos gasosos venosos, ajudando na pesquisa sobre a prevalência da doença de descompressão em humanos.
Eles também coletarão dados sobre radiação espacial para avaliar seus efeitos nos sistemas biológicos humanos e fornecerão amostras biológicas para um biobanco de longo prazo. Pesquisas sobre a Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial também fazem parte dos objetivos científicos.
O lançamento ocorrerá no histórico Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center, na Flórida, e a missão deve durar até cinco dias.
A Polaris Dawn é a primeira de uma série de missões Polaris planejadas em parceria com a SpaceX, com futuras etapas incluindo o primeiro voo tripulado da nave Starship.