Marcada para a madrugada deste sábado (1), a missão Crew-8 da NASA foi adiada pela SpaceX devido ao mau tempo. Os astronautas agora devem ser lançados para a Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada do próximo dia 3 de março.
“Equipes conjuntas selecionaram a oportunidade de lançamento atualizada devido às condições climáticas desfavoráveis previstas para sexta-feira, 1º de março, em áreas offshore ao longo da rota de voo da espaçonave Dragon ”, disse a NASA,
O foguete Falcon 9 vai decolar da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy da agência espacial dos EUA. em Cabo Canaveral, na Flórida, à 1h16 (horário de Brasília) do dia 3 de março.
Crew-8: entenda a missão para a ISS
Os quatro integrantes da tripulação da missão Crew-8 chegaram ao local de lançamento na Flórida no domingo (25). Matthew Dominick, Michael Barrett, Jeannette Epps (os três, da NASA) e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin vão embarcar na cápsula Dragon Endeavour.
Dominick será o comandante do voo Crew-8, enquanto Barrett (o único entre os quatro que já foi ao espaço antes) será o piloto. Epps e Grekenkin vão atuar como especialistas em missões. Ao chegar ao laboratório orbital, o time vai substituir os astronautas da Crew-7, que retornarão à Terra uma semana depois.
A missão Crew-8 será o quinto voo da cápsula Dragon Endeavour, que levou astronautas à ISS pela primeira vez em maio de 2020, no primeiro voo espacial tripulado da SpaceX, o Demo-2. A SpaceX e a NASA estão atualmente trabalhando para certificar as cápsulas Dragon reutilizáveis para até 15 voos espaciais.
A SpaceX é uma das duas empresas comerciais com contratos multibilionários com a NASA para levar astronautas de e para a ISS. A outra empresa é a Boeing, que pretende lançar o primeiro voo tripulado em sua espaçonave Starliner ainda neste semestre.