quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaSP pode ter temporais e ventos de até 100 km/h

SP pode ter temporais e ventos de até 100 km/h

Ainda nesta segunda-feira (2), a chegada de uma frente fria por conta de um ciclone extratropical ao Estado de São Paulo deixa a região em alerta para tempestades, com ventos chegando aos 100 km/h e chuvas intensas a partir de quarta-feira (4).

Estado tem alertas emtodas as regiões (Imagem: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para todo o Estado. Esperam-se chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h, ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h e granizo.

Pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) trouxe, ainda, possibilidade de risco de deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamento de rios e córregos.

Mudança no tempo em SP: ventos fortes, chuvas e granizo

  • A Defesa Civil de São Paulo disse que, a partir de terça-feira (3), o tempo vai se diferente dos últimos tempos, pondo fim ao forte calor recente;
  • Os órgãos que medes o tempo preveem temporais em todas as regiões do Estado;
  • Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP), Araraquara (SP), Barretos (SP), Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP) serão atingidos por mais chuva;
  • Ao Metrópoles, o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, explicou que a primeira quinzena de dezembro terá chuvas recorrentes;
  • “Os atuais modelos meteorológicos indicam pelo menos a passagem de três frentes frias durante a primeira metade do mês”, disse.

Os temporais aguardados devem durar pouco, mas terão grande intensidade de chuva e serão acompanhados de rajadas de vento e queda de raios, podendo levar a alagamentos e enxurradas.

chuva forte
Chuvas, ventos fortes, raios e trovões: tempo mudou (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

O que fazer durante os temporais?

A Defesa Civil alerta à população para que se proteja em locais seguros e evite transitar por áreas propensas a alagamentos. Moradores de áreas de risco precisa se atentar às encostas.

Sinais, como o surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes e árvores inclinadas, além de água lamacenta descendo do morro são alertas para possíveis deslizamentos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui