A partir de 2026, o Google terá um novo centro de engenharia da empresa dentro da capital paulista. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a direção brasileira da gigante da tecnologia.
As negociações para a implantação do projeto iniciaram em 2021 e se concretizaram nesta quarta-feira, 21, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes. Com isso, São Paulo terá o terceiro maior centro de engenharia do mundo, atrás somente do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e do Reino Unido.
A expectativa é que tudo aconteça em um dos prédios do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), após uma grande reforma que pretende dar o “estilo Google” às instalações que possuem 7 mil m². O centro terá espaço para eventos, treinamentos e um auditório.
Toda a obra prevê protocolos de sustentabilidade arquitetônica e, por isso, prevê a utilização de sensores e janelas automatizadas que viabilizam a ventilação natural dos ambientes, além da geração de energia solar a partir de placas fotovoltaicas.
O trabalho que será desenvolvido na nova sede está baseado no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para a segurança e privacidade no ambiente online, com a expectativa de geração de emprego e formação de mão de obra capacitada no estado de São Paulo.
De acordo com o diretor de engenharia do Google em São Paulo, o objetivo é, também, tornar o Brasil uma potência para talentos em engenharia no ecossistema de inovação global do Google e conectar a comunidade de desenvolvedores e startups que possam oferecer treinamentos para estudantes de toda a comunidade acadêmica do IPT.
Compartilhe: