O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou na última segunda-feira, 10, que mais duas cidades paulistas poderão ter segundo turno nas eleições municipais de 2024.
Com a atualização, Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, e Sumaré, município próximo a Campinas, ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores. Por esse motivo, podem ter um segundo turno se nenhum candidato atingir a maioria absoluta dos votos. De acordo com a Constituição, a maioria absoluta é quando um candidato recebe metade dos votos válidos, que desconsideram os brancos e nulos, mais um.
Conforme a Justiça Eleitoral, nas últimas eleições municipais em 2020, Embu das Artes possuía 189.289 eleitores e Sumaré 189.410. Depois do fechamento do período de cadastro eleitoral deste ano, respectivamente, elas contabilizaram 207.471 e 203.238 eleitores registrados.
De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Embu das Artes totaliza 250 691. Sumaré, a saber, tem população estimada em 279.545 pessoas.
Dessa forma, dos 645 municípios paulistas, 30 podem ter segundo turno neste ano. São eles:
- São Paulo;
- Guarulhos;
- Campinas;
- São Bernardo do Campo;
- Osasco;
- Santo André;
- São José dos Campos;
- Sorocaba;
- Ribeirão Preto;
- Santos;
- São José do Rio Preto;
- Diadema;
- Mogi das Cruzes;
- Jundiaí;
- Mauá;
- Piracicaba;
- Carapicuíba;
- Barueri;
- Bauru;
- São Vicente;
- Praia Grande;
- Itaquaquecetuba;
- Franca;
- Taubaté;
- Guarujá;
- Suzano;
- Limeira;
- Taboão da Serra;
- Embu das Artes; e
- Sumaré.
São Carlos, cidade a 230 km da capital, chegou perto de atingir o número mínimo de votantes para ter mais de um turno. Ela soma 197.528 eleitores, sendo assim faltaram 2.472 pessoas para entrar na lista.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado