Como o PS5 Pro continua a ser o segredo mais mal guardado dos jogos, a única dúvida real é quando a Sony anunciará oficialmente a atualização de meio de geração, mais detalhes vazaram sobre como a Sony espera que os desenvolvedores utilizem o poder extra do console.
Algumas semanas atrás, vazou a notícia de que, para serem oficialmente descritos como PS5 Pro ‘Aprimorado’, os jogos precisam usar a Super Resolução Espectral do PlayStation (PSSR) para aumentar a resolução, ter uma taxa de quadros constante de 60fps e novos ou melhorados efeitos de traçado de raio.
A linguagem usada no vazamento foi um pouco vaga, em termos de saber se esses requisitos eram absolutos, e agora uma nova fonte sugere que, embora a Sony queira que todos os jogos tenham 60fps, eles não precisam ser, a japonesa ainda ficará feliz com o resultado. Fontes conversando com The Verge afirmam que os três requisitos estão corretos, exceto que são mais diretrizes do que requisitos reais, e a Sony permitirá alguma margem de manobra.
Jogos que chegam a 30fps ainda podem receber o rótulo Enhanced. Além disso, os jogos que têm resolução fixa ou variável no PlayStation 5 básico podem aumentar sua resolução alvo no PS5 Pro e ganhar o status Aprimorado.
Isso significa que mesmo aumentos relativamente pequenos na resolução desejada e na taxa de quadros podem qualificar um jogo para o rótulo Aprimorado, assim como usar o ray tracing, mas sem alterar mais nada, e visando 60fps, mas sem alterar as configurações de resolução ou ray tracing.
O que não se qualifica, aparentemente, é simplesmente tornar a taxa de quadros mais estável, sem aumentar também sua meta máxima. Da mesma forma, melhorar o intervalo para uma resolução variável não será qualificado, a menos que a resolução alvo máxima também seja aumentada.
Tudo isso parece perfeitamente razoável e uma tentativa clara de garantir que os jogos rotulados como Enhanced tenham diferenças que possam ser facilmente vistas a olho nu. Embora seja improvável que pequenas alterações na resolução ou na taxa de quadros sejam perceptíveis, a menos que você teste como o pessoal da Digital Foundry.
Outro recurso interessante mencionado pelas fontes do The Verge é o modo ‘ultra-boost’’, que pode permitir aumentos na taxa de quadros e na resolução, mesmo para jogos que não foram projetados especificamente para (ou atualizados para aproveitar) o PS5 Pro. Algo que é muito similar ao “FPS Boost” do Xbox, parece que a Sony vai copiá-lo.
Isso só funcionará se a resolução ou taxa de quadros do jogo não for fixa. Portanto, se um jogo mais antigo tiver uma taxa de quadros variável, ele receberá um aumento, mas se estiver travado em, digamos, 30fps, o modo ultra boost não fará diferença.
O rótulo PS5 Pro Enhanced será usado na embalagem do jogo e na PlayStation Store, mas presumindo que esta informação seja precisa, o que realmente significa variará bastante de jogo para jogo.