quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioCiência e tecnologiaSons misteriosos vindos do céu intrigam cientistas

Sons misteriosos vindos do céu intrigam cientistas

Há centenas de anos existem relatos de ruídos estranhos que parecem vir do céu. Eles são conhecidos por diversos nomes ao redor do mundo e os cientistas sempre tentaram entender quais as causas destes fenômenos.

Sons normalmente estão associados a temperaturas frias

  • Estudos apontaram que os barulhos poderiam ter relação com terremotos.
  • Apesar destes ruídos terem sido ouvidos durante tremores históricos, como o ocorrido em Nova Madri, nos EUA, em 1811, ou em casos mais recentes, como em 2020, eles não necessariamente precisam estar acompanhados destes fenômenos.
  • Segundo os cientistas, os sons são frequentemente descritos como um “rolamento” e, ocasionalmente, estão associados a temperaturas frias.
  • Sabe-se que ruídos ocorrem com frequência particularmente perto do Lago Sêneca, na região de Finger Lakes, em Nova York.
  • Conhecidos como Seneca Guns, os sons são tão altos que podem sacudir janelas e portas.
Terremotos foram descartados como causa dos ruídos (Imagem: oliverdelahaye/Shutterstock)

Leia mais

Mistério ainda não foi desvendado

Depois de anos de mistério, os cientistas usaram dados sísmicos do EarthScope Transportable Array (ESTA) para tentar explicar os ruídos. Uma equipe da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill vasculhou as notícias da Carolina do Norte, onde os relatos ocorreram com bastante frequência.

Os pesquisadores esperavam poder analisar os sons com dados sismoacústicos. No entanto, eles não encontraram nenhum evento que coincidisse com terremotos, fornecendo evidências de que é improvável que esta seja a causa.

A principal teoria é que os ruídos sejam causados por um fenômeno atmosférico. Dessa forma, o barulho se propagaria pelo ar e não pelo solo. Escute o misterioso som no vídeo abaixo.

O que causaria os ruídos, entretanto, segue sem resposta. Muitos deles podem ser estrondos sônicos de aeronaves quebrando a barreira do som. Possíveis explicações para outros eventos variam de ondas de tempestade e tsunamis sendo amplificados em uma direção específica e ignição de gás metano liberado de leitos de hidrato de metano, a tempestades geomagnéticas.

Uma outra possibilidade promissora são os bólidos na atmosfera superior, meteoroides produzindo um estrondo sônico, onde o meteoro passa despercebido e não é notado até ouvirmos o ruído que ele cria. De qualquer forma, até que mais dados sejam coletados, os ruídos permanecem sendo um mistério. As informações são do IFLScience.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui