quarta-feira, dezembro 11, 2024
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Song Pro será o 1º híbrido flex nacional da marca

Como informamos aqui no Olhar Digital no início do mês, a BYD confirmou quais serão os dois primeiros modelos produzidos pela marca aqui no Brasil. Tratam-se do SUV híbrido plug-in Song Pro e do compacto elétrico Dolphin Mini.

O Song Pro, aliás, será também o primeiro modelo híbrido flex da empresa, ou seja, um carro que pode utilizar tanto gasolina quanto etanol como combustível.

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Essa é uma demanda típica do nosso mercado. Nós já explicamos em outro texto que, no país, o custo-benefício da gasolina é superior ao do álcool na imensa maioria das vezes. O brasileiro, no entanto, parece gostar de ter a opção de escolha. Tanto que os modelos flex dominaram as concessionárias durante anos e anos por aqui.

A BYD argumenta que, além dessa característica de mercado, o etanol também pode ser considerado um combustível mais limpo e que polui menos. Em outras palavras: pode se mostrar um combustível viável para o futuro.

Em comunicado, a empresa disse que “além de aproveitar o potencial do etanol, o motor flex da BYD também melhora a eficiência do veículo, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina”.

O projeto contou com a colaboração de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros e deve estar disponível na segunda fase de produção em solo nacional. Devemos, portanto, esperar um pouco antes de vermos esse Song Pro híbrido flex nas ruas brasileiras.

A empresa chinesa deve voltar a desbancar gigantes na lista de montadoras que mais venderam no mundo em 2024 – Imagem: rafaelnlins/Shutterstock

A fábrica em Camaçari

  • A estrutura em Camaçari, região metropolitana de Salvador, pertencia à Ford até 2021, quando a gigante americana vendeu o local para o governo baiano.
  • Pouco depois já havia a informação do interesse da BYD no complexo.
  • As negociações duraram muitos meses, até que a montadora chinesa assumiu o controle da planta, em 2023.
  • Já está quase tudo pronto para as máquinas começarem a operar e a previsão é de que a produção deve ter início em março.
  • Os primeiros modelos serão feitos em um regime chamado SKD, no qual as peças vêm do exterior e o carro chega parcialmente montado ao Brasil.
  • Vale destacar que a fábrica em Camaçari será a primeira da BYD em todo o continente americano.
  • A expectativa é que ela possa atender toda a região, ou seja, exportando também para outros mercados latinos.
  • Sobre os veículos fabricados por aqui, vale lembrar que o BYD Song Pro chegou ao Brasil em julho de 2024 e já aparece como um dos híbridos plug-in mais vendidos do país.
  • Atualmente, o utilitário sai por R$ 189.990.
  • Já o Dolphin Mini estreou no Brasil em fevereiro e costuma aparecer na liderança entre os carros elétricos mais vendidos do país.
A BYD espera atender todo o mercado latino-americano a partir da planta em Camaçari, na Bahia – Imagem: Divulgação/BYD

O Brasil e os EVs

A aposta da BYD no Brasil faz todo sentido se olharmos para o crescimento das vendas de elétricos nos últimos meses. Se esse segmento parecia engatinhar por aqui no fim do ano passado, as coisas mudaram de figura em 2024.

O número de unidades emplacadas responderam por mais de 7% do total de carros vendidos no país – isso no acumulado em 9 meses. Um desempenho bem superior ao registrado em 2023.

Para você ter uma ideia do quanto isso representa, o país emplacou 140 mil EVs e híbridos até outubro de 2024, 8% a mais do que tudo que foi vendido entre 2012 e 2022.

O resultado de novembro, que acabou de fechar, também foi bastante animador. Foram mais de 17 mil unidades, isso em um mês com poucos dias úteis.

As informações são do Motor1.

Via Olhar Digital

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