Começar o dia com café é meu ritual, mas nunca imaginei que estaria saboreando um cold brew gelado às 15h de uma sexta-feira, especialmente antes de tirar uma soneca. A ideia de uma “soneca com café” parecia meio maluca.
Afinal, sonecas são para relaxar, enquanto o café é para despertar. E lá estava eu, tomando meu cafezinho enquanto pulava para a cama e ajustava o despertador.
Essa “soneca com café” já fez o maior sucesso, com mais de 14,2 milhões de posts no TikTok. Basicamente, é quando você toma uma xícara de café antes de dar uma rápida cochilada.
É o truque favorito de médicos e enfermeiros que trabalham 24 horas, mas também é perfeito para quem trabalha de casa e não consegue manter os olhos abertos à tarde, além de ser um salva-vidas para qualquer um que precise de um “reset” rápido.
O conceito ficou famoso depois que a criadora Liv Speakman chamou de “soneca de nível divino” em um TikTok de 2023. E não é para menos.
A ideia é simples: beba seu café antes de se deitar. Quando você acorda 20 minutos depois, é aí que a mágica acontece. É como um soco duplo de energia: você se beneficia de uma soneca revigorante e ganha aquele empurrão extra de cafeína. Então, vamos explorar juntos esse truque energizante.
Por que as sonecas com café funcionam?
Segundo Shelby Harris, terapeuta clínica e diretora de saúde do sono no Sleepopolis, sonecas com café são o que seu cérebro cansado precisa. “A cafeína leva cerca de 20 minutos para entrar na corrente sanguínea. Se você programar uma soneca nesse intervalo, acorda se sentindo renovado e energizado!”, explica.
Se você está enfrentando aquela fadiga da tarde, Harris garante que não será difícil cair no sono em 20 minutos. O mesmo vale para quem está sem dormir e trabalha em turnos, ou para os estudantes que puxam madrugadas. Uma soneca com café é como uma soneca poderosa glorificada — uma verdadeira poção mágica para afastar o cansaço.
E o melhor: sonecas curtas ajudam a aliviar a fadiga sem te deixar grogue ao acordar. Sonecas longas, de 20 a 30 minutos, podem levar você à famosa inércia do sono, quando você acorda se sentindo como um zumbi. Mantenha curta e doce, e você estará pronto para brilhar.
O médico Myro Figura, que também entrou na onda das sonecas com café no TikTok em 2023, destacou que a mágica está na adenosina, o “químico da fadiga” do seu cérebro. Quando a adenosina se acumula durante o dia, você pode acabar se sentindo ainda mais sonolento.
A cafeína atua como um bloqueador dos receptores de adenosina, e uma soneca rápida reduz a quantidade desse químico no cérebro. Juntas, essas duas forças fazem você acordar mais alerta do que de uma soneca comum. É como se a soneca e o café fossem os melhores amigos.
Como tornar a soneca com café perfeita?
Uma xícara média de café tem entre 100 e 200 miligramas de cafeína, e, segundo Harris, essa é a quantidade ideal para te deixar acordado e alerta. “Cuidado para não exagerar, ou você pode ficar mais nervoso do que revigorado”, alerta Harris.
É bastante simples fazer a sua soneca com café: tome sua dose de cafeína, programe um timer para 20 minutos (e talvez dê um tempinho a mais para relaxar) e fique confortável. Enquanto você cochila, o café trabalhará sua mágica. Quando o despertador tocar, tente levantar rapidinho para não cair no sono profundo de novo e evitar a inércia do sono.
Outra dica? Se você quiser tirar uma soneca durante o dia, Harris recomenda que faça isso o mais cedo possível, como no final da manhã ou logo após o almoço. “A cafeína pode ficar no seu sistema por várias horas, então uma soneca com café à tarde pode atrapalhar seu sono à noite”, ela avisa. “Isso pode criar um ciclo de sono ruim que é difícil de quebrar.”
Vejo a soneca com café como uma dica incrível para quem precisa urgentemente de um empurrão de energia e para quem tem dificuldade em acordar das sonecas da tarde. Um brinde ao seu próximo cochilo com cafeína!
*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.
Sobre Caio Tucunduva
Engenheiro civil, Caio Tucunduva também é especialista e mestre em sustentabilidade pela USP (Universidade de São Paulo). Se apaixonou pelo mundo do café quando a onda dos cafés especiais começava a dar as caras no Brasil — tendência que ele já observava no exterior, afinal sempre foi atento às tendências gastronômicas.
Já especialista em hospitalidade, Caio, decidido que iria se enveredar para essa área, começou pelos cursos do Senac de barista e gestão de bares e restaurantes. Depois formou-se como degustador e classificador de café. Também se tornou mestre de torra, fez cursos com grandes mestres e especialistas de café.
Com toda essa bagagem, foi para a Austrália oferecer consultoria de torra de café brasileiro e, claro, aprendeu novas técnicas, como a blendagem de café verde, umas das marcas registradas de Caio atualmente. Atento e criativo, ele desenvolveu uma técnica bastante interessante de maturação de cafés especiais em madeiras e destilados. Hoje, regularmente, percorre o país atrás de bons produtores.
Benefícios da cafeína: estimulante usado a favor de exercícios físicos