segunda-feira, setembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaSonda espacial a caminho de Júpiter fotografa Terra, Lua e Urano

Sonda espacial a caminho de Júpiter fotografa Terra, Lua e Urano

Lançada em abril de 2023 e com previsão de chegada à órbita de Júpiter em 2031, a sonda Juice, da Agência Espacial Europeia (ESA), tem revelado imagens incríveis do espaço durante o trajeto. As mais recentes mostram vistas deslumbrantes da Terra, da Lua e de Urano.

Sigla em inglês para “Explorador das Luas Geladas de Júpiter”, a sonda Juice registrou o trio celestial enquanto está se dirigindo a Vênus para uma manobra de assistência gravitacional, esperada para 2025. Essa técnica utiliza a gravidade de um corpo celeste para impulsionar a espaçonave, ajudando-a a seguir em direção ao próximo destino.

Em agosto, a sonda passou por uma inédita assistência gravitacional envolvendo a Terra e a Lua, ganhando impulso extra em sua jornada rumo a Vênus. Ela ainda realizará mais dois sobrevoos na Terra, em 2026 e 2029, antes de alcançar o sistema de Júpiter.

A Terra e a Lua vistas pela sonda Juice, da ESA, com destino a Júpiter. Crédito: ESA

Urano aparece discreto a quase 3 bilhões de km da Terra e da Lua

Durante essa passagem recente, a sonda obteve registros tanto da Terra e da Lua, como também do planeta Urano, que estava a 2,9 bilhões de quilômetros de distância. De acordo com um comunicado nas redes sociais da ESA, as imagens foram capturadas a mais de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta, que aparece como uma pequena esfera no espaço.

Uma imagem supersaturada capturou um fotobombardeiro especial: o planeta Urano, que estava a 2,9 bilhões de quilômetros de distância de Juice

Essas fotografias, feitas com diferentes tempos de exposição, fazem parte dos testes de voo e calibração das câmeras de monitoramento da Juice, essenciais para acompanhar o funcionamento dos instrumentos da sonda durante a missão.

A principal tarefa da missão Juice é explorar Júpiter e suas três grandes luas oceânicas: Ganimedes, Calisto e Europa. O objetivo é investigar o ambiente complexo do gigante gasoso e buscar sinais de possível habitabilidade em suas luas cobertas de gelo.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui