sábado, novembro 23, 2024
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“Somos adversários, não podemos ser inimigos“, diz Tarcísio à CNN sobre Lula

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse à CNN que não tem “arrependimento nenhum” pela troca de afagos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Somos adversários, não podemos ser inimigos”, afirmou Tarcísio, em entrevista durante sua viagem à Europa, onde apresenta uma carteira de R$ 235 bilhões em projetos de infraestrutura para grandes empresas do setor. Segundo ele, não há “alinhamento político” e nem “uniformidade de ideias” com o petista.

Quem me conhece, sabe que eu sou extremamente espontâneo. Não bateu arrependimento nenhum. Era um evento institucional. Se não houvesse essa parceria, esse projeto (o túnel Santos-Guarujá) não sairia do papel. O interesse do cidadão da Baixada Santista está acima de qualquer coisa

Tarcísio de Freitas

O governador disse ter conversado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na própria sexta-feira (2), dia do evento em Santos (SP) em que assinou um acordo de cooperação e compartilhou o palco com Lula.

Ele garantiu que não houve mal-estar com seu padrinho político, de quem foi ministro da Infraestrutura entre 2019 e 2022.

(Está) tudo em paz. Eu conversei com ele no mesmo dia. Eu e o (ex-) presidente Bolsonaro temos um excelente entendimento. É uma grande liderança, é a maior liderança de direita do país, uma pessoa que me abriu todas as portas. Tenho gratidão e lealdade. Ele entendeu que o meu papel ali era institucional. Não existe aproximação, nem alinhamento. Existe atuação republicana

Tarcísio de Freitas

Para o governador, a discussão sobre ideias se faz no momento das eleições. “O fato de fazer um projeto em conjunto não significa alinhamento político, não significa alinhamento de ideias. Eu continuo sendo liberal, conservador, não concordo com essa visão mais estatizante. Eu sou mais iniciativa privada. Isso não tem nada a ver com participar de um evento e celebrar um acordo”.

Tarcísio e Lula trocaram afagos na última sexta-feira (2) / 02/02/2024 – Divulgação/Palácio do Planalto

Tarcísio faz um périplo por Madri, Milão e Paris para reunir-se com altos executivos de pelo menos dez pesos-pesados da área de infraestrutura.

À CNN, o governador disse que está confirmado o leilão do bilionário projeto do Trem Intercidades (TIC) para o dia 29 de fevereiro, na B3. “A gente avalia que deve ter dois consórcios”, afirmou.

O trem expresso São Paulo-Campinas, com uma parada intermediária em Jundiaí, fará o trajeto completo em 64 minutos. Ele foi estruturado com uma parceria público-privada (PPP) e prevê investimentos totais de R$ 13,5 bilhões — o aporte do governo paulista, com empréstimo do BNDES para parte disso, será de R$ 8,5 bilhões. O TIC deverá iniciar suas operações em 2031.

Tarcísio descartou o adiamento do certame. “Está confirmado. […] É o típico leilão que realmente não tem uma enormidade de players. É leilão para um, dois, três players, no máximo. A informação que temos até agora é de que o leilão será bem sucedido e vamos seguir com o planejamento de fazê-lo no dia 29”, afirmou.

Além do serviço expresso, o projeto engloba um Trem Intermetropolitano (TIM) na mesma linha.

Ele terá cinco estações:

  • Jundiaí,
  • Louveira,
  • Vinhedo,
  • Valinhos
  • Campinas.

Esse trajeto percorrerá 44 quilômetros, com previsão de deslocamento de 33 minutos.

O contrato de PPP abrange ainda a concessão da Linha 7-Rubi, que já existe e hoje é operada pela estatal CPTM. A linha sai da Barra Funda, vai até Jundiaí e passa por municípios da Grande São Paulo.

O edital prevê um valor máximo de R$ 64 para as viagens do serviço expresso do TIC e de R$ 14,05 para o TIM. O bilhete da Linha 7-Rubi continuará custando o valor da tarifa pública, atualmente em R$ 5.

No “road show” pela Europa, Tarcísio se encontrará com altos executivos de pelo menos dez multinacionais:

as espanholas Acciona e Sacyr;

  • as italianas Gavio e Ghella;
  • as francesas Alstom, Vinci, Keolis, Transdev e Stoa;
  • e a holandesa Tec Tunnel.

Entre os projetos a serem apresentados, destacam-se:

  • Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM: rede de 128 km de extensão, com R$ 10 bilhões de investimentos e dez novas estações, em formato de parceria público-privada
  • Linhas 19-Celeste e 20-Rosa do Metrô: rede de 46 km de extensão, com R$ 45 bilhões de investimentos e 39 estações, em formato de parceria público-privada
  • Lote Nova Raposo: relicitação da rodovia Raposo Tavares, com leilão do terceiro trimestre de 2024 e previsão de R$ 10,4 bilhões em investimentos, incluindo implantação de faixa adicional e nova chegada a São Paulo
  • Trem Intercidades (São Paulo-Sorocaba): o segundo trecho do TIC, batizado de Eixo Oeste, requer mais de R$ 8 bilhões em investimentos e o governo quer o leilão no fim de 2025.

O portfólio de projetos abrange outras concessões de rodovias e o túnel imerso Santos-Guarujá, objeto de acordo entre Tarcísio e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (3).

Via CNN

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