sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaSom misterioso vindo do local mais fundo do oceano é explicado

Som misterioso vindo do local mais fundo do oceano é explicado

A Fossa das Marianas é o local mais fundo do oceano e está cheia de mistérios, entre eles um som bizarro que é escutado nesse pedaço do Pacífico. Agora, com a ajuda de inteligência artificial, o gemido misterioso pode finalmente ter sido explicado.

Apesar de estranho (e de estar vindo das profundezas do oceano) o som, apelidado de “Biotwang”, tem uma explicação bastante plausível e é causado por um animal: baleias Bryde.

O barulho, detectado pela primeira vez há 10 anos, vinha confundindo cientistas até então, que identificavam o som como sendo mais próximo a um navio do que um animal. Agora, entretanto, o mistério parece ter tido um final.

A pesquisa publicada na Frontiers In Marine Science explica que, apesar de desconfiarem de que o som era de uma baleia, precisam de algo mais concreto para confirmarem a hipótese e identificarem a espécie.

Os pesquisadores então colocaram os dados de suas gravações com informações em uma nova ferramenta que está sendo criada por pesquisadores do Google, capaz de usar IA para identificar sons de baleias.

A ferramenta comparou o som com o de várias baleias, até que chegou na Bryde, cujo nome científico é Balaenoptera brydei. Os dados constataram que o “Biotwang” é frequente na Fossa das Marianas, o que indica uma presença sazonal dos animais por lá.

“Nossos resultados fornecem evidências de uma população pelágica de baleias de Bryde no Pacífico Norte Ocidental com ampla distribuição, mas com variações sazonais e interanuais na ocorrência, o que implica uma distribuição complexa provavelmente ligada às mudanças nas condições oceanográficas nesta região”, diz um trecho do estudo.

Baleias Bryde (Imagem: wildestanimal / Shutterstock.com)

O que é a Fossa das Marianas?

A Fossa das Marianas, ao leste das Filipinas, é o local mais profundo do planeta. Com 10994 metros de profundidade, o Monte Everest, o ponto mais alto do planeta, poderia caber lá e ainda sobrar mais de 2 mil metros. Apesar de ser um lugar inóspito no fundo do oceano, existe vida por lá, em grande maioria unicelular.

Mas o que realmente domina o lugar mais profundo da Terra são as bactérias, que se alimentam do metano e enxofre emitido pela crosta terrestre. Algumas delas também são capazes até mesmo de se alimentarem de hidrocarbonetos presentes no petróleo e gás natural.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui