O Google apresentou nesta segunda-feira, 16, atualizações nas plataformas de inteligência artificial (IA) da companhia que trabalham com fotos e vídeos. Além disso, o gigante de tecnologia norte-americano revelou um novo experimento para criar ilustrações divertidas com o mínimo de texto possível.
O serviço tem o nome de Whisk, um site em que é possível gerar imagens inéditas a partir de fotos já salvas na galeria do PC ou do celular. Essa atividade o Google chama de “remixar” conteúdos.
Google testa versão Alpha da ferramenta
A ideia da empresa é fornecer criações praticamente automáticas, abrindo espaço para que o cliente use descrições em texto só quando necessário ou para obter resultados mais precisos. O Whisk funciona com base em três etapas. Primeiro, o usuário escolhe qual é o item principal da imagem, como uma pessoa ou um objeto. Em seguida, seleciona o cenário, como uma paisagem ou um fundo monocromático.
A última fase consiste em definir o estilo da criação (pintura surrealista, estética de ficção científica ou filme de animação, entre muitas outras possibilidades). O Whisk, por enquanto, está na fase de testes e na versão Alpha, em que os resultados são imprecisos e acompanhados de mensagens de erro.
A tendência é que a ferramenta não fique muito tempo no ar, pois a ideia é usá-la como experimento. Depois, com a experiência adquirida, o Google deve incorporar a solução a outros serviços já existentes, como o Gemini. Além do Whisk, o Google detalhou atualizações em dois serviços de IA da empresa que lidam com materiais visuais. Eles foram aprimorados para trazer resultados mais complexos e precisos, além de entender comandos mais elaborados e cheios de referências.
Uma das evoluções é o Veo 2, nova geração do modelo de linguagem generativa de vídeos da empresa. Rival de serviços como o Sora, ele “entende a física do mundo real e nuances humanas de expressão e movimento” para criar uma cena curta do zero. É possível até pedir características técnicas específicas com uso de linguagem profissional da cinematografia, como enquadramento e tipo de lente.