sábado, novembro 23, 2024
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Solução de e-mail corporativo ideal protege de ataques cibernéticos

A segurança de e-mail vem se tornando uma das maiores preocupações para as empresas, que operam no ambiente digital.

Segundo uma pesquisa realizada pela Cybersecurity Ventures, o custo global anual do cybercrime deve exceder 20 trilhões de dólares até 2026.

Só em 2023, as organizações sofreram, em média, mais de 60 mil ataques cibernéticos globalmente, um aumento de 1% nos ciberataques, indicando uma tendência contínua e preocupante de crescimento no cenário de ameaças digitais, de acordo com levantamento da Check Point Research (CPR).

No Brasil, segundo um relatório recente da Trend Micro, foram 46 bilhões de ofensivas apenas no 1° semestre de 2023 –  um resultado superior à média global. E a Netscout, empresa norte-americana de soluções de cibersegurança, revela que o país lidera o ranking de ataques, tanto em volume, quanto em banda.

Diante do crescimento expressivo no número de ataques cibernéticos, como phishing, malware e ransomware, a proteção de dados vem assumindo um papel relevante nas estratégias das companhias, colaborando tanto para evitar prejuízos, como para manter a reputação no mercado.

Atenta a esse cenário, a Zoho, gigante indiana de tecnologia que conta com mais de 25 anos de história, vem atuando para aprimorar cada vez mais a segurança digital. A companhia tem como uma de suas premissas não vender os dados dos clientes, possui certificações robustas, além de selos de segurança internacionais. A Zoho conta com diversos escritórios espalhados pelo mundo e, no Brasil, tem sede em Florianópolis (SC), o que permite a atuação local e focada nas principais necessidades das empresas da região.

Para compreender melhor a conscientização de empresas e funcionários em relação às principais ameaças cibernéticas da atualidade, o Zoho Workplace, plataforma online que conta com 8 aplicativos de trabalho como e-mail corporativo, chat, intranet social, meeting, pacote office, entre outros, realizou uma pesquisa* com a participação de 1.714 pessoas em todo o mundo.

De acordo com o estudo, a América do Sul é a região menos preparada do mundo. O cenário, portanto, também coloca o Brasil entre as nações mais vulneráveis a diferentes ataques de e-mails.

Outro importante insight da pesquisa realizada pelo Zoho Workplace: especificamente em relação ao setor de atuação, as empresas de finanças, fabricação e varejo mostram altas vulnerabilidades. Apesar de trabalharem com dados confidenciais, muitas dessas companhias não seguem regulamentações ou aderem a treinamentos.

 

Ameaças à segurança de e-mail: os tipos mais comuns

Links e URLs: as ameaças cibernéticas podem adicionar URLs ocultas em e-mails, uma estratégia conhecida como “ofuscação de URL”, visando realizar ataques de phishing ou malware, por exemplo. Para neutralizar essas ameaças é importante aplicar a filtragem de URL e as ferramentas de verificação.

Anexos: outra tática bastante usada em ataques cibernéticos são os anexos em e-mails. Por isso é tão importante que as empresas tenham uma triagem na sua ferramenta de e-mail e que os colaboradores sejam treinados para detectar e combater esses ataques, verificando a integridade dos anexos e a legitimidade do remetente.

Atividades incomuns e solicitações sensíveis: padrões de e-mail estranhos e solicitações imprevistas chamam a atenção para vulnerabilidades e podem indicar tentativas de spear-phishing (ataque realizado por meio de técnicas avançadas).

 

5 estratégias para ter mais segurança de e-mail

  1. Desenvolva uma cultura de segurança cibernética. Implemente programas de treinamento contínuo para todos os níveis, com foco em ameaças contemporâneas, políticas, uso de tecnologias e práticas de segurança.
  2. Treine sua equipe. Oriente seus colaboradores sobre a importância de realizar uma leitura detalhada dos cabeçalhos de e-mails, de forma a identificar mensagens fraudulentas; bem como de verificar a fonte, utilizar canais de comunicação organizados e seguros, adotar protocolos para compartilhamento de dados na empresa, entre outros. Dos novos funcionários aos líderes, a segurança deve ser prioridade de todos.
  3. Seja rigoroso. Em uma estrutura Zero Trust, cada mensagem deve ser tratada como uma ameaça potencial, com processos de verificação aplicados criteriosamente. Os colaboradores devem procurar sinais de autenticidade com base em protocolos e verificações consistentes.
  4. Revise a segurança de e-mail. Avalie as defesas existentes, identifique e corrija as vulnerabilidades. Adote tecnologias sofisticadas, atualizações regulares das políticas e práticas auditorias consistentes e treinamentos.
  5. Invista em tecnologia de ponta para proteger seus dados. Para quem busca o melhor custo-benefício, o Zoho Mail, um dos 8 aplicativos disponíveis na suíte Zoho Workplace, oferece uma solução completa contra ameaças cibernéticas no e-mail, atendendo a todas as necessidades da empresa.

 

Confiabilidade e eficiência

Segurança e economia são alguns dos resultados obtidos por quem adota o Zoho Mail. No caso do Grupo FT, empresa do ramo de segurança eletrônica com 31 anos de mercado, fundada em Joinville (SC), houve uma redução de 30% dos custos depois de adotar a solução.

“Há anos precisávamos evoluir na questão de modernização do sistema, principalmente em relação ao serviço de e-mail que era um dos pontos mais críticos. Ele rodava com uma solução de provedor interno, com um custo baixo, mas, também, uma baixa eficiência. Com isso, muitos e-mails que não eram entregues para os nossos destinatários por uma questão de confiabilidade. Parece algo simples, mas causou uma série de problemas e impactos graves para a companhia, desde a perda de negócios até o não cumprimento de prazos legais. Enfrentávamos, ainda, vários problemas relacionados a spam e vírus, entre outros ataques recebidos por e-mail”, lembra Vagner Onesko, gerente técnico e comercial da companhia.

Porém o grupo FT não conseguia evoluir para uma solução de mercado por conta dos altos custos. “Depois de segurar esse investimento por alguns anos, conversamos com outros usuários e testamos a solução oferecida pelo Zoho Workplace dentro do nosso ambiente e com as nossas características. Vimos que a empresa está entre as três maiores do mundo, identificamos que a relação custo-benefício nos atenderia e conseguimos fazer a migração para essa solução em um processo que durou apenas um final de semana”, conta.

Segundo Onesko, o Zoho Mail, o e-mail profissional do Zoho Workplace, atendeu a aspectos importantes, como segurança, disponibilidade, confiabilidade e entrega. “Um grande diferencial foi a possibilidade de personalizar os planos para cada caixa de e-mail que nós possuímos. Hoje eu tenho usuários mais avançados, que utilizam outros recursos, como compartilhamento de arquivos ou drive, e tenho um grande volume de usuários que utilizam somente a ferramenta de e-mail com o espaço limitado. Com cerca de 2 mil colaboradores, fazer a gestão e o controle dessas contas de e-mail não era uma tarefa simples. Mas agora temos uma relação de confiabilidade com a maior parte dos provedores de e-mail, sabemos que nossas mensagens estão sendo entregues e contamos com um filtro de spam muito mais efetivo do que no passado”, comemora.

 

 

Os diferenciais do Zoho Mail

  • Painel de controle: permite gerenciar as caixas de correio de sua organização, configurar políticas de spam, definir restrições e personalizar as informações do usuário, fazer monitoramento, auditorias, rastrear atividades suspeitas, ter respostas ágeis em caso de incidentes, e muito mais.
  • Endereço de email com domínio próprio para sua empresa.
  • Data centers e hardwares equipados com os melhores serviços para resistir a violações físicas e lógicas.
  • Sistema com criptografia de ponta a ponta para proteger seus dados, de forma que apenas os destinatários autorizados possam acessar o conteúdo das mensagens. A solução impede que os dados sejam interceptados ou lidos por terceiros durante a transmissão ou em repouso.
  • Filtros avançados para detectar e bloquear e-mails maliciosos, protegendo contra-ataques de phishing, malware e ransomware, detectando anexos suspeitos, fazendo análise de links, bloqueio de remetentes fraudulentos e mais. Graças a essas e outras ferramentas o Zoho Mail tem bloqueio de 99% de spam, 99% garantia de entrega e é considerado um dos mais seguros do mundo e o mais bem avaliado no Reclame Aqui, com nota 8.9, derrubando importantes concorrentes. Isso mostra a importância de um suporte humanizado e de excelência.
  • Capacidade de entregar anexos gigantes de até 1GB, Secure Pass, acesso offline, restauração de email, e-Discovery e uma interface White Labeling.
  • É parte do Zoho Workplace e, por isso, conta com integração perfeita com outras aplicações de terceiros ou da Zoho, proporcionando maior colaboração, produtividade e comunicação entre equipes. Ao se integrar à plataforma Workplace, você terá, além do Zoho Mail, o pacote Office (Zoho Writer para processar textos, Zoho Show para apresentações e Zoho Sheet para processar planilhas de forma avançada). Também irá aproveitar o Zoho Cliq como chat corporativo, o Meeting para videoconferências e webinars, o WorkDrive para armazenar os seus arquivos na nuvem em absoluta segurança e, por fim, o Zoho Connect como intranet social corporativa.
  • Desburocratização da tecnologia: além de oferecer suporte humanizado, conta com planos sem contrato e montados de forma flexível, além de pagamento em real.
  • Assim como todas as ferramentas da Zoho, possui todos os certificados de segurança, estando em conformidade com todas as exigências de privacidade de dados, nacionais e internacionais.
  • Melhor custo benefício: o Zoho Mail tem planos a partir de R$ 5 reais por usuário/mês. Uma economia de quase 50% ao compararmos com outros players concorrentes. E caso queira, é possível fazer um teste grátis, por 15 dias para conhecer a ferramenta completa, com todos seus 8 apps, basta clicar aqui.

Para acessar o conteúdo completo da pesquisa realizada pelo Zoho Workplace, é só baixar o e-book completo.

A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Via CNN

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