A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e com a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, realizou, nesta terça-feira (17), a solenidade de encerramento das aulas das turmas 2024.2 do curso do programa Entenda Minhas Mãos.
O projeto de inclusão e capacitação de servidores dos órgãos estaduais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) formou oito turmas este ano, nos níveis básico, intermediário e avançado. Entre os órgãos que receberam turmas estão o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).
O Entenda Minhas Mãos é realizado desde agosto do ano passado, já capacitou servidores de diversos órgãos. O objetivo do projeto é que todas as instituições da administração pública estadual tenham servidores aptos a se comunicar efetivamente em Libras.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a meta é capacitar pelo menos dois servidores por órgão. “Isso vai garantir que as pessoas com deficiência auditiva tenham mais dignidade e mais respeito quando forem buscar algum atendimento público”, declara o gestor.
Renata Couto, professora de Libras, disse que o Entenda Minhas Mãos veio para ajudar a dar mais autonomia aos surdos. “A Libras para o surdo não é só uma língua, é se sentir pertencente à sociedade, se sentir incluído.”