Esta semana ficou marcada pelo salto nas atividades solares, aumentando a chance de avistar a aurora boreal em algumas regiões do hemisfério norte neste final de semana. Uma poderosa erupção solar de classe X, por exemplo, aconteceu na manhã desta quinta-feira (12).
Região de manchas solares apareceram em destaque ao lançar a forte explosão solar:
O que são erupções solares de classe X?
Uma explosão solar, também conhecidas como erupções solares, são eventos extraordinários que ocorrem na superfície do Sol. Essas explosões podem liberar quantidades colossais de energia, equivalentes a milhões de bombas de hidrogênio, e têm um impacto significativo especialmente na Terra.
Segundo o Space, as de classe X são as mais poderosas e são tipicamente seguidas por uma perda total ou parcial de sinais de rádio de alta frequência (HF) em nosso planeta.
A erupção energética atingiu o pico às 6:43 (horário de Brasília), gerando impactos no período da manhã em bandas de comunicação pela África, Europa e partes da Ásia. Alguns locais na metade oeste dos Estados Unidos conseguiram avistar auroras resultantes do fenômeno:
O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) também relatou que uma tempestade geomagnética de nível moderado (G3) também ocorreu na manhã de quinta-feira (12 de setembro) às 11:46 (horário de Brasília)
Os meteorologistas do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA trabalham para confirmar quantas mais podem atingir o campo magnético da Terra, incluindo as do grupo de erupções de classe M (as segundas mais fortes).