Autor do livro mais vendido no Brasil em 2023 e em 2024 (até agora), Junior Rostirola falou à CNN sobre o sucesso de “Café com Deus Pai” e como a literatura religiosa se diferencia da autoajuda.
“O ser humano, nos dias de hoje, está em busca de muitas respostas, pois vivemos em uma sociedade que tem buscado preencher alguns vazios internos”, explicou ele.
Escritor e pastor evangélico, Rostirola é um dos nomes confirmados para a Bienal do Livro de São Paulo deste ano, que acontece entre 6 e 15 de setembro.
Segundo ele, a busca por respostas estimula a venda de livros de autoajuda, assim como de livros religiosos, mas pontuou que há diferença entre eles: “A autoajuda consiste em encontrar a resposta dentro de si mesmo, enquanto o ‘Café com Deus Pai’ não aponta para nós mesmos, mas direciona para o alto, para encontrar a resposta em Deus e entender o seu propósito para a nossa vida, onde descobrimos o motivo para qual nascemos, uma vez que esse é um dos maiores dilemas da humanidade.”
“Devido ao seu dia a dia, o corre-corre da vida cotidiana, [as pessoas] acabam por deixar de lado o tempo dedicado a Deus. E o livro permite que em meio a esse turbilhão do nosso dia a dia, em uma pequena pausa para um café, nós possamos ter a presença de Deus conosco”, disse ele.
Para ele, este é o “grande diferencial do livro”: “Através da linguagem simples e profunda, o ‘Café com Deus Pai’ tem conectado as pessoas com Deus, levando a um relacionamento verdadeiro com ele, e sendo por isso um verdadeiro milagre. Um fenômeno de alcance por todo o Brasil e agora também fora do Brasil.”
De acordo com levantamento da Publishnews, elaborado a partir de consultas feitas com mais de 30 redes de livrarias do país – o que exclui os números de vendas na Amazon e em outros sites –, “Café com Deus Pai” vendeu mais de 90 mil cópias, se tornando o livro mais vendido do Brasil em 2023, ainda em sua primeira edição, pela Editora Vida.
Já a edição de 2024, publicada pela editora Vélos (criada pelo pastor para vender seus livros), vendeu 36 mil cópias no ano passado, chegando ao 12º lugar da lista. No ranking de obras mais vendidas deste ano, “Café com Deus Pai – 2024” reina no 1º lugar, com mais de 180 mil cópias vendidas até setembro, número mais que três vezes maior que o segundo colocado (“É assim que acaba”, de Colleen Hoover).
O livro é um diário devocional com 366 mensagens, com a proposta de tirar um momento do dia para refletir sobre um texto ou citação todos os dias.
“Café com Deus Pai – 2025” será lançado durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Bienal do Livro de SP: veja principais autores nacionais confirmados