quarta-feira, janeiro 8, 2025
InícioGeralSobe para 14 os mortos com a queda da ponte entre TO...

Sobe para 14 os mortos com a queda da ponte entre TO e MA

A Marinha do Brasil confirmou a 14ª morte decorrente da queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O corpo da vítima foi encontrado neste sábado, 4, e a tragédia ocorreu no dia 22 de dezembro.

“As equipes de busca e resgate, cumprindo o planejamento diário da operação, localizaram o corpo nas proximidades dos destroços”, informa a Marinha. “Assim, dentre os 17 desaparecidos iniciais, estão confirmados 14 óbitos.” Ainda restam três desaparecidos em razão da queda da ponte.

Operação de regaste

A Marinha aumentou temporariamente a vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito para controlar o nível das águas. Essa medida impactou as operações de mergulho e o uso de drones subaquáticos, que agora são restritos ao período entre 9h e 15h.

O acidente também envolveu a queda de três caminhões que transportavam cargas perigosas no rio. Esses veículos continham 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, um produto químico altamente corrosivo.

Risco ambiental com a queda da ponte

A remoção segura dessas substâncias do Rio Tocantins ocorrerá depois que as buscas pelos desaparecidos forem concluídas. Uma empresa especializada em manejo de produtos químicos será responsável por garantir que o processo seja seguro, minimizando o impacto ambiental.

O Ministério dos Transportes formalizou a contratação de um consórcio para reconstruir a ponte, com o objetivo de restabelecer a conexão entre Tocantins e Mato Grosso. A obra, avaliada em R$ 171,9 milhões, será executada pelas empresas A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada, com previsão de conclusão até dezembro de 2025.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui