domingo, julho 7, 2024
InícioGeralSobe para 13 número de mortes por leptospirose no RS

Sobe para 13 número de mortes por leptospirose no RS

Subiu para 13 o número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul, segundo informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, divulgadas nesta terça-feira, 4.

Transmitida pela água contaminada com urina de ratos, a doença se espalhou devido aos temporais e cheias de rios na região.

Das 3.658 notificações, 242 casos foram confirmados. Há ainda sete mortes em investigação, enquanto cinco casos suspeitos foram descartados.

As mortes ocorreram nos municípios de Venâncio Aires, Três Coroas, Travesseiro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Encantado, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, e Novo Hamburgo, além de duas em Porto Alegre.

A leptospirose

A leptospirose é uma infecção aguda causada pela bactéria leptospira, transmitida pela urina de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra na pele lesada ou íntegra em contato prolongado com água contaminada, ou por mucosas.

O período de incubação varia de um a 30 dias, e geralmente os primeiros indícios da doença aparecem entre sete e quatorze dias depois do contato com águas de enchente ou esgoto.

Os sintomas da leptospirose incluem febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, e calafrios.

Leia mais

Devido às chuvas intensas e enchentes, pessoas de áreas alagadas com sintomas compatíveis devem iniciar tratamento imediato.

O uso de antibiótico, com orientação médica, é indicado em qualquer período da doença, mas a eficácia tende a ser maior na primeira semana do início dos sintomas.

A letalidade da leptospirose pode chegar a 40% nos casos mais graves.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui