quinta-feira, fevereiro 6, 2025
InícioDestaqueSó vamos pedir para pautar anistia com certeza de vitória

Só vamos pedir para pautar anistia com certeza de vitória

Em entrevista ao Oeste Sem Filtro nesta quarta-feira, 5, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirmou que os parlamentares de oposição só podem pedir para o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautar o PL da Anistia quando tiverem certeza da vitória.

Na visão da parlamentar, não pode haver pressa nesta matéria. “Embora, para nós, seja uma pauta madura, o que a gente precisa é contar voto”, disse Bia. “Porque não tem nada pior do que a gente pautar essa matéria e perder. Não podemos nos dar esse luxo.”

O PL da Anistia é o Projeto de Lei 2858/2022, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO). Em seu texto, ele propõe conceder anistia a todos os que tenham participado de manifestações em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor da lei.

A pauta enfrenta dificuldade com a base governista e com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, já que confere o perdão a todos os manifestantes presentes nos atos do 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

“Estamos falando de senhores, senhoras e mulheres que estão presos injustamente, com suas vidas destroçadas”, analisou a deputada Bia Kicis. “Há também pessoas exiladas do Brasil, vivendo longe de suas famílias. Então, isso é questão de honra para nós. Essa é uma pauta por qual vamos brigar todos os dias.”

Além da anistia, Bia Kicis explica voto do PL em Hugo Motta

Hugo Motta
Hugo Motta é o novo presidente da Câmara dos Deputaos, com votos de PL, PT e outros | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Ainda na entrevista desta quarta, Bia Kicis explicou a rusga no Partido Liberal em razão de alguns votos em Marcel van Hattem (Novo-RS) para a presidência da Câmara dos Deputados. O PL orientou voto em Hugo Motta.

“A eleição já passou e desde o início a gente já sabia que o Hugo Motta seria eleito”, explicou a deputada. “Algumas pessoas não se conformaram em votar nele, como o Marcel, mas foi um pedido do nosso partido, para nós votarmos conforme o pedido do partido.”

Bia Kicis afirmou que ocorreu uma reunião entre os parlamentares do PL, líderes da sigla e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Valdemar Costa Neto não estava presente. No encontro, eles entenderam que, “para o bom andamento do trabalho”, o ideal seria alinhar os votos em Hugo Motta. “Isso também é para nós termos condição de agir como oposição”, disse Bia.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui