O Snapchat está trabalhando para dificultar que adolescentes sejam contatados por pessoas desconhecidas no aplicativo, em um esforço para combater o golpe de exploração sexual e financeira conhecido como “sextorsion” (do inglês, extorsão sexual).
Nesta terça-feira (25), a empresa anunciou novas funcionalidades de segurança, incluindo alertas que aparecem quando um adolescente recebe uma mensagem de alguém que não está entre seus amigos mútuos ou contatos.
Agora, jovens também receberão um aviso se receberem um chat de um usuário bloqueado, denunciado por outros ou de uma região diferente dos contatos do adolescente, o que podem ser sinais de que a pessoa pode ser um golpista, conforme indica um post feito no blog do Snapchat nesta terça-feira.
A rede social também impedirá o envio de pedidos de amizade para adolescentes de contas sem amigos em comum e localizadas em regiões frequentemente associadas a golpistas.
Além de ampliar as medidas gerais de segurança para jovens, esses novos recursos visam prevenir especificamente a extorsão sexual financeira. Ela é um tipo preocupante e crescente de golpe nas redes sociais, onde golpistas ganham a confiança de jovens, convencem-nos a enviar fotos sexuais ou explícitas e depois exigem pagamento para manter as fotos em segredo.
“Esses recursos foram projetados para proteger melhor os adolescentes de possíveis danos online e para fortalecer as conexões reais de amizade que tornam o Snapchat tão único”, disse Jacqueline Beauchere, chefe global de segurança da plataforma do Snap, em uma declaração exclusiva para a CNN antes do anúncio.
Nos últimos anos, autoridades policiais alertaram sobre o aumento dos golpes de extorsão sexual online, em que golpistas, geralmente localizados no exterior, visam crianças e adolescentes, frequentemente com perfis que parecem pertencer a outros adolescentes amigáveis. Em alguns casos, a extorsão resultou em suicídios.
Em abril, a Meta também anunciou novos recursos para combater a extorsão sexual, incluindo informar os usuários quando interagirem com alguém envolvido em casos similares. Os CEOs do Meta e do Snapchat, juntamente com outros líderes de redes sociais, foram chamados para testemunhar no início deste ano em uma audiência no Senado dos Estados Unidos sobre seus esforços para proteger jovens da exploração online.
Entre os anúncios do Snapchat feitos nesta terça-feira estão melhorias nas ferramentas de bloqueio do aplicativo, que impedirão os usuários de simplesmente criar novas contas para contornar um bloqueio. Agora, quando um usuário bloqueia outra conta, quaisquer novas contas criadas no mesmo dispositivo também serão automaticamente bloqueadas.
O Snapchat também está introduzindo lembretes mais frequentes para todos os usuários, incluindo adolescentes, sobre suas configurações de localização na função “Snap Map” do aplicativo, que é desativada por padrão, mas que os usuários podem atualizar para compartilhar sua localização ao vivo com amigos. A empresa disse que permitirá que os usuários atualizem suas configurações de localização, removam sua localização do mapa e personalizem com quais amigos compartilham sua localização. Tudo em um único lugar no aplicativo.
As atualizações constroem sobre os recursos existentes de segurança para adolescentes do Snapchat, que incluem um “Family Center” onde os pais podem supervisionar o comportamento de usuários de 13 a 17 anos, e mecanismos para remover conteúdo inadequado para a idade.
Instagram ultrapassa TikTok e se torna o aplicativo mais baixado
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
Compartilhe: